Topo

Brasil se despede do ano com lesão de Neymar e 1 a 0 fraco sobre Camarões

Alex Pantling/Getty Images
Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/11/2018 19h24

Sem convencer, o Brasil venceu Camarões por 1 a 0 em seu último compromisso de 2018, mas a partida desta terça-feira (20) pode ter criado uma preocupação que vai além da seleção brasileira. Substituído por Richarlison, que fez o gol da vitória, Neymar se machucou logo nos primeiros minutos.

Embora seja financeiramente mais valiosa que Camarões, a equipe de Tite demorou para se recuperar da perda de seu principal jogador e pouco criou em campo. De acordo com Rodrigo Lasmar, médico da seleção, o atacante sentiu um "desconforto na virilha".

Leia a opinião dos blogueiros:

Neymar está a oito dias da partida mais importante de sua temporada até aqui; no dia 28 de novembro, em Paris, o PSG encara o Liverpool e pode até ser eliminado precocemente na fase de grupos da Champions League.

O melhor: Richarlison

richarlison neymar - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Na vitória sobre o Uruguai, Richarlison não teve chance de comemorar um gol com a "dancinha do pombo" proposta por Davi Lucca, filho de Neymar. Contra Camarões, ele enfim foi premiado com o gol de cabeça e pôde dançar. Elogiado por Tite como uma "surpresa agradável" pós-Copa, o atacante saiu do banco no início do jogo e teve estrela para salvar uma atuação coletivamente fraca.

O pior: Gabriel Jesus

jesus - Andrew Boyers/Reuters - Andrew Boyers/Reuters
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Ao colocar Ondoa no lugar de Onana para o segundo tempo, o técnico Seedorf não previu os calafrios que sentiria. Na volta do intervalo, o goleiro falhou feio na saída de bola, diante de Gabriel Jesus, e só não foi vazado porque o atacante brasileiro acertou a trave com o gol vazio.

Depois dos 40 do segundo tempo, Jesus recebeu a bola na pequena área, teve nova chance de ampliar e chutou em cima de Ondoa. Muita ansiedade e pouco poder de decisão para um camisa 9 que entrou no segundo tempo e busca reconquistar seu espaço como goleador.

Neymar deixa campo cedo e vira preocupação

neymar - Andrew Boyers/Reuters - Andrew Boyers/Reuters
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Neymar não teve tempo para fazer muita coisa. Antes dos cinco minutos, tentou gingar diante de Kunde, pela esquerda do ataque, e sentiu as primeiras dores. O craque já levantou o braço e pediu para ser atendido fora do campo.

O camisa 10 chegou a voltar, mas desabou de vez aos seis minutos, quando arriscou um chute de fora da área e imediatamente colocou a mão na virilha. No último compromisso da seleção brasileira em 2018, Neymar foi substituído por Richarlison.

Após ouvir o médico Rodrigo Lasmar, a TV Globo informou que o craque sentiu dores no músculo adutor, mas ainda não é possível prever a gravidade da lesão.

Sem o 10, Brasil passa a assistir ao jogo do rival

camarões - Pete Norton/Getty Images - Pete Norton/Getty Images
Imagem: Pete Norton/Getty Images

A seleção brasileira é financeiramente mais valiosa que a de Camarões, mas a equipe de Tite sentiu muito a ausência de Neymar. Enquanto pareciam incapazes de criar por outros caminhos, os atletas do Brasil se tornaram espectadores e coadjuvantes do que ocorria em campo.

Não que Camarões tenha levado muito perigo, mas colocou a seleção na roda ao trocar passes com mais consciência e tranquilidade. Este cenário só se inverteu aos 43, quando Allan cruzou com veneno e Djoum desviou na direção do próprio gol, exigindo boa defesa de Onana.

Na sequência, em cobrança de escanteio, Richarlison cabeceou, abriu o placar e salvou o discreto futebol do Brasil.

Arthur acerta travessão em 2º tempo morno

arthur - Pete Norton/Getty Images - Pete Norton/Getty Images
Imagem: Pete Norton/Getty Images

Não é exagero dizer que os 45 minutos finais tiveram mais substituições e abraços do que jogadas marcantes dos dois lados. O lance de destaque ficou por conta de Arthur, que chutou de fora da área aos 21 e acertou o travessão.

Assim como o restante da equipe, Arthur não conseguiu brilhar do meio para frente, mas isto se deve ao fato de que atuou mais recuado que o normal.

Tite testa mudanças na seleção

tite - Alex Pantling/Getty Images - Alex Pantling/Getty Images
Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Depois de agradar ao treinador no segundo tempo da vitória sobre o Uruguai, Allan foi titular nesta terça; seus primeiros minutos foram bons e renderam lances promissores no ataque, mas o ritmo do meio-campista diminuiu progressivamente.

Além do atleta do Napoli, Paulinho e Willian também voltaram ao time principal e atuaram até a metade do segundo tempo, sem brilho ou falhas. Ederson substituiu Alisson no gol, em rodízio previamente definido por Tite, e foi seguro diante de um adversário com pouco poder ofensivo.

Além de ter sido obrigado a gastar uma alteração logo no início da partida, com a lesão de Neymar, o técnico ainda surpreendeu ao mexer no time na volta do intervalo, quando trocou Firmino por Gabriel Jesus.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 CAMARÕES

Data e hora: 20 de novembro de 2018, às 17h30 (de Brasília)
Local: Stadium MK, em Milton Keynes (Inglaterra)
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Auxiliares: Stuart Burt e Constantine Hatzidakis (ambos da Inglaterra) Cartões amarelos:
Público: 26.669
Gol: Richarlison, aos 45 do primeiro tempo (Brasil)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Allan e Paulinho (Walace); Neymar (Richarlison), Firmino (Gabriel Jesus) e Willian (Douglas Costa)
Técnico: Tite

CAMARÕES: Onana (Ondoa); Fuchs, Yaya, Kana Biyik e Bong; Mandjeck, Kunde (Olinga) e Ekambi; Choupo-Moting (N'Jie), Djoum e Bahoken (Bassogog)
Técnico: Seedorf