Atlético-MG tem três etapas na PBH para iniciar Arena MRV em abril de 2019

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Reprodução

    Projeção de como vai ficar o estádio do Atlético-MG

    Projeção de como vai ficar o estádio do Atlético-MG

O Atlético-MG se animou com a possibilidade de iniciar as obras da Arena MRV em abril ou maio de 2019. Depois de o governador Fernando Pimentel (PT) decretar o estádio como projeto de interesse social, o clube tem pelo menos mais três etapas na Prefeitura de Belo Horizonte para começar a erguer a casa própria.

O UOL Esporte apurou que há a necessidade de aprovação em pelo menos dois estágios na área política.

O primeiro é referente à aprovação na Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU). A pasta tem a finalidade de articular a definição e a implementação das políticas públicas referentes à organização da capital mineira, observando a legislação urbanística e ambiental vigente.

O projeto necessita do aval de Maria Fernandes Caldas, Secretária Municipal de Política Urbana. A reportagem tentou contato com a responsável pela pasta, mas a doutora em Arquitetura e Urbanismo se encontrava em reunião na manhã desta quarta-feira (28). Ela não se pronunciou até a publicação da matéria.

O segundo ponto é em relação ao licenciamento ambiental. A MRV Engenharia e o Atlético-MG protocolaram, na manhã desta quarta-feira (28), o pedido de Licenciamento Ambiental da Arena MRV. O clube solicitou a liberação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A primeira resposta do órgão público estará no site da secretaria em 10 de dezembro de 2018.

Por fim, há a necessidade de emenda no plano diretor de Belo Horizonte. O projeto, que define zoneamento e permissão para construir em determinadas regiões do município, é avaliado na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A votação é feita desde a gestão de Márcio Lacerda, antigo prefeito da cidade.

Há três semanas, o projeto foi votado e aprovado pelos vereadores. Em segundo turno, os políticos poderão apresentar emendas para incluir na proposta. Uma dessas emendas é a autorização de construção de estádios no bairro Califórnia, onde o Galo pretende erguer a Arena MRV.

Confiantes de que terá respostas positivas nos próximos meses, os responsáveis pela obra informaram ao Conselho Deliberativo que a previsão para início da construção será entre abril e maio de 2019. A expectativa da inauguração do local é 2021.

"Com relação ao estádio, sim, discutimos. O conselheiro Rafael Menin pontuou que, após o decreto estadual, que tanto perseguimos, desde agosto, e saiu em novembro, agora só faltam os trâmites administrativos e burocráticos da prefeitura. Sem atropelo. Estamos trabalhando para isso. Espero que, no começo do ano que vem, talvez em abril, imagino, que as obras do estádio se iniciem", disse o presidente do Conselho Deliberativo, Rodolfo Gropen, em entrevista veiculada pelo Globoesporte.com.

"Certo é que, em 2021, o Atlético e todos os atleticanos vão poder aproveitar seu estádio próprio, sua casa própria, a Arena MRV. É seguro para todos que a Arena será a melhor Arena da América do Sul. E o conselho deliberativo vai acompanhar passo a passo a construção e as contas, porque o estádio tem que ser feito dentro do que foi planejado, dentro do que o conselho aprovou no ano passado", acrescentou.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos