Renato Gaúcho fará curso de treinador da CBF durante as férias

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre*

  • Lucas Uebel/Grêmio

    Treinador do Grêmio assistirá aulas na Granja Comary para obter licença PRO da CBF

    Treinador do Grêmio assistirá aulas na Granja Comary para obter licença PRO da CBF

As férias de Renato Gaúcho, que motivaram saída às pressas do estádio após último jogo do Grêmio em 2018, terão escala em Teresópolis. A partir desta terça-feira, o técnico inicia curso para obtenção de licença PRO da CBF. As aulas na Granja Comary contarão também com as presenças de Tite, Mano Menezes, Dunga e Ney Franco.

Renato frequentará as aulas por conta de novo regramento da CBF. A entidade tornou obrigatória, a partir de 2019, a licença PRO aos treinadores da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

A licença PRO não tem processo seletivo. Os participantes são convidados pela CBF e irão encarar programa que inclui atividades e observações de campo, estudos e trabalhos especiais. Na hierarquia de formação, a confederação ainda distribui diplomas de licenças C, B e A. Ex-jogadores já entram em fase avançada do processo.

Na edição de 2017 do período de capacitação da CBF estavam na Granja Comary nomes como Fábio Carille, Odair Hellmann, Eduardo Baptista, Silas, Osmar Loss, Ney Franco, Milton Cruz, Adilson Batista, Paulo Turra, PC Gusmão, Vadão e Toninho Cerezo.

O Grêmio volta aos treinos em 4 de janeiro. Renato deve estrear à beira do campo somente em 3 de fevereiro, em jogo diante do Caxias, pela quinta rodada do Gauchão. Nas quatro partidas iniciais, o clube gremista deve ser representado pelo chamado time de transição.

*Colaborou Léo Burlá, do UOL no Rio de Janeiro

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos