Topo

Analistas do São Paulo vão à Inglaterra para estudo de jogos e treinos

André Jardine, técnico do São Paulo, ao lado do analista Raony Thadeu - Rubens Chiri/saopaulofc.net
André Jardine, técnico do São Paulo, ao lado do analista Raony Thadeu Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

07/12/2018 13h12

Dois dos analistas de desempenho do São Paulo aproveitaram o fim da temporada brasileira para realizar uma viagem internacional de estudos sobre o futebol. Luiz Felipe Batista, o primeiro funcionário do jovem departamento do clube, criado na virada de 2015 para 2016, e Raony Thadeu estão na Inglaterra para acompanhar jogos e treinos. Eles já visitaram os centros de treinamento do Chelsea e do Tottenham e acompanharam uma partida também do Tottenham, em Wembley.

Até pela função que exercem, é claro que a viagem também pode oferecer algum material que auxilie na busca por reforços para o Tricolor. Mas o objetivo principal da dupla está na qualificação de seus trabalhos de campo, relacionados a novos métodos de treinamento e observação de estilos de jogo.

- Veja as movimentações do mercado da bola
- São Paulo não tratará zaga como prioridade

A análise de desempenho tem recebido mais investimento do São Paulo. Mesmo antes da saída de Diego Aguirre, que concentrava as tarefas da área no auxiliar Juan Verzeri, o clube já agia no mercado em busca de novos profissionais para o departamento. Carlos Vargas, ex-Corinthians, foi contratado no fim de novembro e já trabalha no CT da Barra Funda.

A expectativa é que o trio ainda ganhe o apoio de scouts externos para procurar atletas no mercado e que atue mais perto da comissão técnica. Batista e Thadeu chegaram a se revezar como auxiliares do técnico recém-efetivado André Jardine nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Jardine, aliás, está concluindo o curso para tirar a licença Pro de treinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e definiu Sandro Forner, ex-comandante do Coritiba, para ser seu novo auxiliar. O São Paulo também contratou Carlinhos Neves para ser preparador físico principal e ainda ajudar a gerir elenco e comissão técnica.