Topo

Arena do Grêmio muda técnica após seis meses e inicia nova troca de gramado

Estádio passou por troca de gramado em julho e agora tem nova mudança no solo - Reprodução
Estádio passou por troca de gramado em julho e agora tem nova mudança no solo Imagem: Reprodução

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2018 15h49

O gramado da Arena do Grêmio está em reformas de novo. Menos de seis meses após remoção de grama criticada publicamente, a empresa que administra o estádio deu início aos trabalhos de olho nos jogos do clube gaúcho e também nas cinco partidas da Copa América que serão disputadas em junho e julho.

A quarta troca completa do gramado da Arena começou na última segunda-feira. O UOL Esporte mostrou que, em virtude do processo, o Grêmio estreará no Gauchão fora de casa.

O grupo de trabalho que atua no campo vai adotar técnica diferente, na comparação com a ação realizada durante recesso para a Copa do Mundo da Rússia. À época, a grama instalada visava rápido período de assentamento para retomada de partidas oficiais. A técnica 'read to play', usada em julho, dará lugar a um processo que vai mais fundo. Na intervenção do meio do ano, foram retirados 3 centímetros do solo. Nos próximos dias, o recorte chegará a 7 centímetros.

?Com a retirada completa da camada que plantamos em julho, teremos nosso campo em sua forma original. Utilizamos a espécie de grama mais adequada para estádios de futebol sombreados, em função de sua resistência?, contou Francine Saraiva, agrônoma responsável pelo serviço, por meio de nota oficial.

A espécie plantada na Arena é a Bermuda Tifgrand®, que tem certificação de pureza genética.

O cronograma prevê nove etapas e deve deixar o estádio pronto para receber jogos no final de fevereiro. O time principal do Grêmio deve estrear em 2019 contra o Caxias, fora de casa, no dia 3 do segundo mês do ano. As primeiras quatro rodadas serão jogadas pela equipe de transição e os dois jogos de abertura do Gauchão serão longe da casa gremista.

?Devemos finalizar completamente este processo em aproximadamente 30 dias, mas claro que alguns fatores podem interferir nestes prazos, principalmente os climáticos. Se tivermos bastante sol e altas temperaturas nos próximos dias, a chance de acelerar o crescimento da grama é maior?, detalhou Francine.

Confira o planejamento completo da nova troca de gramado

Remoção completa do gramado atual;

Aeração com máquina específica, que faz pequenas cavidades ao longo do campo, permitindo a oxigenação e a descompactação do solo;

Nivelamento, tanto com máquina, quanto manualmente em locais onde o maquinário não acesa ? como próximo aos aspersores, por exemplo;

Aplicação de areia para criar uma base para a grama que será plantada;

Plantio da grama em rolo lavado: diferentemente da técnica empregada em julho, quando o rolo vinha com uma camada bem espessa de argila, desta vez, a grama vem limpa, o que permite seu enraizamento na camada de areia em 25 dias;

Aplicação de fertilizantes e corretivos para permitir maior desenvolvimento da planta;

A irrigação é realizada diariamente junto com a evolução do plantio, auxiliando no desenvolvimento do gramado;