Topo

Corinthians envia remédios para tratamento de câncer do ex-goleiro Jairo

Ex-goleiro Jairo defendeu o Corinthians entre 1977 e 1980, com 190 jogos no total - Reprodução
Ex-goleiro Jairo defendeu o Corinthians entre 1977 e 1980, com 190 jogos no total Imagem: Reprodução

Diego Salgado e Napoleão de Almeida

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 16h19

O ex-goleiro Jairo, que brilhou pelo Corinthians nas décadas de 1970 e 1980, passou a receber ajuda do clube paulista nos últimos dias. Aos 72 anos, o ex-jogador enfrenta um câncer raro no rim e está internado em um hospital de Curitiba.

De acordo com o filho de Jairo, o Corinthians enviou remédios para ajudar na busca pela cura. O clube alvinegro se dispôs a pagar os medicamentos a cada dois meses, durante todo o tratamento médico.

Jairo precisa de um tratamento específico diante da doença rara. O remédio necessário, chamado Votrient, não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para cobrir os custos do tratamento, a família do ex-goleiro chegou a iniciar uma campanha para arrecadar a quantia de R$ 90 mil. 

"Quanto mais efetivo o tratamento, mais tóxico é. Esse remédio ajuda como uma bomba imunológica. Ele está muito debilitado. Cada comprimido custa R$ 300 e o tempo mínimo de tratamento é um ano", disse o filho Jairo da Silva Nascimento, jornalista em Curitiba.

O Corinthians também disponibilizou um médico e até um helicóptero para o ex-goleiro. Apesar disso, ele continuará o tratamento em Curitiba, pois já está habituado com os médicos do Hospital Erasto Gaertner, na capital paranaense.

O Coritiba também ofereceu ajuda a Jairo. O clube se propôs a divulgar campanha para arrecadação de dinheiro e também ajudar com ações. 

Ainda segundo ele, a doença foi descoberta depois de Jairo apresentar um emagrecimento muito grande. "Levamos para fazer uma bateria de exames. É um câncer de rim. Foi descoberto, é um câncer raro. Não se sabe a causa, se é genética ou a forma que ele trabalhava, com sucessivas quedas durante os jogos, pode ter fomentado", afirmou Jairo.

O ex-arqueiro foi contratado pelo Corinthians em 1977 e foi reserva na campanha do título paulista daquele ano, que encerrou um jejum de quase 23 anos sem conquistas corintianas. Ele defendeu o clube paulista até o fim de 1980, com 190 jogos no total.