Topo

Sampaoli pede reforços após 1º treino e pode "sobrar" até para Vanderlei

Sampaoli não gostou muito do que viu em seu primeiro treino no Santos - Ivan Storti/SantosFC
Sampaoli não gostou muito do que viu em seu primeiro treino no Santos Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

03/01/2019 04h00

O técnico Jorge Sampaoli cobrou bastante qualidade técnica dos atletas em seu primeiro treino no comando do Santos na última quarta-feira, no CT Rei Pelé. A reportagem pôde acompanhar que o técnico argentino priorizou o treino de campo reduzido e exigiu marcação pressão para analisar a qualidade técnica dos jogadores na atividade.

Segundo apurou o UOL Esporte, Sampaoli cobrou principalmente melhor posicionamento e menos erros de passes dos jogadores internamente. Pouco animado com o que viu, o treinador reforçou o pedido por contratações logo após o primeiro treino. A cobrança por um time mais técnico pode gerar problemas até para o goleiro Vanderlei, principal ídolo da torcida santista.

Isso porque Sampaoli pediu para que a cúpula alvinegra contratasse o goleiro Martin Campaña, do Independiente, da Argentina. A diretoria santista abriu conversas para atender ao pedido de Sampaoli e tenta reduzir uma pedida inicial de US$ 4 milhões (R$ 15 milhões).

Sampaoli assistiu a diversos vídeos com jogos do Santos nesta temporada e avaliou que o time precisa de um goleiro que tenha mais qualidade com a bola nos pés. O treinador sempre priorizou jogadores técnicos no setor defensivo em todos os times e seleções que comandou - começando pelos zagueiros e goleiros.

Sampaoli ainda voltou a enfatizar que pretende trabalhar somente com 23 jogadores no elenco santista nesta temporada, sendo 20 de linha e três goleiros.

O presidente José Carlos Peres ainda tentou convencer o treinador a trabalhar com mais atletas, mas sem sucesso. Sampaoli quer somente 23 e explicou que pode fazer revezamento com cerca de dez atletas das categorias de base durante o ano.

A diretoria santista prometeu três reforços, no mínimo, para o treinador em sua primeira semana de treinos, mas até o momento o clube paulista sequer conseguiu a liberação do jovem Lucas Braga, do Luverdense.

Por conta disso, o elenco santista se reapresentou com desfalques importantes e somente com atletas que retornam de empréstimos como novidades, além de jogadores do extinto sub-23 e que foram rejeitados para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.