Topo

Richard "realiza sonho de criança" no Corinthians e já alfineta Palmeiras

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

04/01/2019 12h53

Richard realizou um sonho de criança nesta sexta-feira (4), ao vestir a camisa do Corinthians pela primeira vez. Em sua apresentação oficial no CT Joaquim Grava, o volante contou em entrevista coletiva que torce pelo clube desde a infância e já chegou alfinetando o maior rival.

"Sinto-me muito realizado por tudo o que tem acontecido na minha vida. Hoje realizo um sonho de criança. Por mais que a gente passe por outros clubes, a gente nunca perde a identificação do clube [de infância], no fundo a gente ainda é torcedor", contou Richard, que "provou" sua paixão pelo Corinthians em fotografias publicadas nas redes sociais do clube, nas quais aparece com a camisa alvinegra já aos dois anos de idade (veja abaixo).

O reforço trata a vinda ao clube do coração como "privilégio". "A torcida nem precisa me pedir raça, porque além de jogador sou torcedor. O mesmo sentimento deles eu também tenho. Raça e vontade não vão faltar, podem ter certeza. Vou dar minha vida pelo Corinthians, porque é uma oportunidade de ouro", exalta Richard.

A identificação com o Corinthians é tamanha, que o jogador aproveitou a primeira entrevista coletiva para alfinetar o rival Palmeiras. Richard conta que o momento mais marcante que viveu como torcedor foi a conquista do Mundial de Clubes em 2012. "Eu estava jogando no Comercial-SP, e pude ver o Corinthians ser campeão. Quem não é corintiano não gosta do clube, então a gente pôde brincar ali [com os companheiros], que o Corinthians ganhou o mundial e o Palmeiras não", contou sorrindo.

O meio-campista de 1,91m tem a cara do clube e o DNA de sofrimento que o torcedor tanto exalta. Há menos de dois anos, Richard pensava em desistir do futebol e seguir a carreira na área de mecânica, trabalhando com caminhões. A insistência com a bola valeu a pena, e o volante hoje agarra sua "oportunidade de ouro". A importância da chegada ao Corinthians fica latente nos detalhes, como ao final da entrevista coletiva. "Posso ficar com a camisa?", perguntou à assessoria de imprensa do clube, e saiu satisfeito com o presente.

Disputa por vaga no meio-campo

"O Ralf para mim é um exemplo", elogia Richard, que vê uma disputa sadia pelas vagas de primeiro e segundo volante. "Quem só tem a ganhar com isso é o Corinthians. Todos vão querer sua vaga, e comigo não é diferente. Vim para jogar, não para ficar no banco, com todo o respeito aos jogadores da posição."

Além de Ralf, a concorrência tem Gabriel, Renê Júnior, Douglas e Thiaguinho. A vantagem de Richard é estar acostumado a jogar tanto de primeiro quanto de segundo volante. Ele entende ter se adaptado melhor à função mais recuada, mas encerrou 2018 um pouco à frente no Fluminense.