Topo

Desfalques enfraquecem Tottenham, mas Lucas ganha maior protagonismo

Ben Stansall/AFP
Imagem: Ben Stansall/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 11h00

O Tottenham é 3º colocado do Campeonato Inglês, está nas oitavas de final da Liga dos Campeões e faz boa temporada até o momento, mas perdeu três de seus principais jogadores recentemente. As ausências de Harry Kane, Heung-Min Son e Dele Alli enfraquecem o time de Mauricio Pochettino, mas, por outro lado, quem deve ganhar mais protagonismo é Lucas Moura.

Leia também:

Chelsea contrata Higuain por empréstimo até o fim da temporada
Jornal: PSG está próximo de contratar Leandro Paredes por R$ 171 milhões
Atacante do Fulham é detido em CT e banido por tempo indeterminado

Kane lesionou os ligamentos do tornozelo em 13 de janeiro e ficará parado até março. Já no último fim de semana, Dele sofreu uma lesão muscular na coxa e também só deve voltar em março. Por fim, Son está com a seleção da Coreia do Sul na Copa da Ásia, que vai até 1º de fevereiro. Juntos, eles têm 39 gols na temporada e estão entre os quatro principais artilheiros do time. O outro é justamente Lucas, que marcou oito gols.

O meia-atacante deve retornar a campo nesta quinta-feira, quando o Tottenham encara o Chelsea no jogo de volta da semifinal da Copa da Liga Inglesa. Na ida, os Spurs venceram por 1 a 0 em casa. O brasileiro está recuperado de lesão muscular que o deixou afastado dos campos desde 4 de janeiro.

Pochettino comemorou a volta do camisa 27. O meia-atacante costuma jogar mais aberto pela ponta direita, mas também já atuou centralizado como um ?falso 9? e pode ser opção para o lugar de Kane, mesmo que a preferência do treinador argentino seja por um centroavante de origem. No caso, o Tottenham conta com Llorente. 

Outro que ganha maior destaque neste momento de lesões é Lamela, que atua mais parecido com Lucas, aberto pelas pontas. De qualquer forma, o brasileiro deve ser usado ao máximo a partir de agora.

Lucas já deu conta do recado no início da temporada, quando Son defendeu a Coreia do Sul nos Jogos Asiáticos. O ex-São Paulo foi titular e jogou os 90 minutos nos quatro jogos que o sul-coreano perdeu enquanto defendia sua seleção. Na primeira partida na volta do camisa 7, o brasileiro foi para o banco e entrou no segundo tempo justamente no lugar de Son contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões. 

Mas Lucas não virou apenas um reserva do sul-coreano, e os dois chegaram a atuar juntos. No total, o brasileiro disputou 28 dos 34 jogos do Tottenham na temporada, sendo 23 vezes como titular.

A importância de Lucas aumenta na Copa da Liga, na Premier League e também na Champions. O Tottenham encara o Borussia Dortmund nas oitavas de final. A ida ocorre em 13 de fevereiro, com o duelo de volta marcado para 5 de março.