Topo

Campanha arrecada mais de 190 mil euros para continuar buscas por Sala

Campanha quer levantar 300 mil euros para seguir buscar por aeronave de Sala - REUTERS/Stephane Mahe
Campanha quer levantar 300 mil euros para seguir buscar por aeronave de Sala Imagem: REUTERS/Stephane Mahe

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/01/2019 12h51

Uma campanha de arrecadação virtual para contratar um serviço privado e dar seguimento às buscas pela aeronave que transportava o jogador Emiliano Sala bateu a meta em poucas horas. Até a publicação desta reportagem, as doações já batiam os 190 mil euros e cresciam rapidamente - o objetivo inicial era 150 mil euros.  

O avião que levava o jogador até Cardiff desapareceu na noite da última segunda-feira (21), após perder contato com a torre enquanto atravessava o Canal da Mancha, na viagem entre País de Gales e Inglaterra. Além de Sala, o piloto Dave Ibbotson também segue desaparecido.

Leia mais:

Autoridades inglesas e francesas fizeram uma operação de regaste, mas depois de rastrear cerca de 4.400 quilômetros quadrados em três dias, nada encontraram e deram as buscas por encerradas. Jogadores de peso como Messi fizeram apelos para que as buscas continuassem. Na sexta-feira (25), diante da decisão das autoridades a agência francesa Sport Cover (da qual Sala é cliente) lançou a campanha de arrecadação online.

Os doadores podem contribuir com qualquer valor. O objetivo inicial de 150 mil euros foi batido neste sábado, o que levou os organizadores a dobrarem a meta para 300 mil euros. Entre os doadores estão atletas como Gündogan (Manchester City), Tolisso (Bayern), Demarai Gray (Leicester) e o técnico do Nantes, ex-eqiupe de SalaVahid Halihodzic.

"Como o limite provisório de coleta foi quase atingido, decidimos aumentá-lo (será o primeiro e único momento): como os custos relacionados à busca estão sujeitos a variáveis (duração, condições climáticas, reboque, etc.), esperamos cobrir os custos máximos relacionados à nossa busca. A família e nós gostaríamos de agradecer mais uma vez por sua excepcional generosidade: jogadores, clubes, funcionários e anônimos. #NãoDeixemdeBuscar Emiliano Sala.

O chefe da missão de resgate, John Fitzgerald, afirmou na última quarta-feira que não há esperança de encontrar Sala com vida. A polícia considera quatro possibilidades: o avião ter pousado na água e os passageiros terem entrado em um bote salva-vidas que estava à bordo; de ter aterrisado em outro lugar e não conseguido fazer contato; dos passageiros terem sido resgaatados por algum navio que passava; e que a aeronave tenha se partido ao bater na água.

Emiliano Sala havia acabado de ser contratado pelo Cardiff, da Inglaterra. Ele estava no auge de sua carreira e era um dos artilheiros do Campeonato Francês, onde vestia a camisa do Nantes.

Nantes adia partida pela Copa da França

A primeira partida do Nantes após o desaparecimento do avião de Sala seria realizada neste domingo (27), contra o Entente, pela Copa da França, mas foi adiada para o dia 2 de fevereiro -- o jogo, inicialmente marcado para dia 22 de janeiro, já havia sido adiado. De acordo com o L'Equipe, apesar da apreensão das buscas, o motivo não é o desaparecimento de seu ex-atleta, mas de segurança, já que o estádio Michel Hidalgo precisará passar por uma pequena manutenção.