Topo

Inter encerra "período de testes" com só quatro jovens observados no Gaúcho

Pedro Lucas tenta jogada em sua única partida na temporada até agora - Ricardo Duarte/Inter
Pedro Lucas tenta jogada em sua única partida na temporada até agora Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2019 04h00

O Internacional definiu que utilizaria as quatro primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho para testar jovens. Observar os 10 atletas da base que se uniram ao elenco principal em 2019. Mas apenas quatro estiveram em campo ao fim do período inicial de provas. 

Ainda que não seja definitivo, e o time suplente volte a atuar quando a concomitância com a Libertadores exigir rotação de elenco, a baixa utilização dos meninos gera reclamações da torcida. 

Dos 10 que subiram da base, apenas Sarrafiore, Roberto, Bruno José e Pedro Lucas tiveram oportunidade de jogar. Carlos Miguel, Bruno Fuchs, Heitor, Netto, José Aldo e Nonato não conseguiram somar um minuto em campo. 

Era esperado que nem todos jogassem. Mas até mesmo os que atuaram tiveram poucas oportunidades. A surpresa se dá nos dois que mais somaram minutos. Inesperadamente, as principais chances foram para Roberto (180 minutos em dois jogos) e Bruno José (134 minutos em dois jogos). O último, porém, só jogou improvisado na lateral direita em razão da lesão de Zeca. Ele é, originalmente, atacante de lado de campo. 

Sarrafiore foi quem entrou em mais jogos. Foram três partidas, mas apenas 72 minutos para o argentino. E Pedro Lucas jogou os 90 minutos da vitória na estreia contra o São Luiz

Para seguirem tendo oportunidade no Gauchão, os jovens precisam ser inscritos na "lista definitiva" do campeonato. Até então, jogavam com inscrição na "lista da base" que autoriza a utilização de 10 jogadores entre 16 e 21 anos até o dia 30 de janeiro. Para isso, ainda há cinco espaços em branco na relação de 32 atletas do Colorado e mais seis substituições podem ser feitas. 

"Eles (jovens) foram relacionados. Os que eram para ser, foram. O Roberto foi cortado porque sentiu o jogo de domingo contra o São José-RS, teve muitas dores. O Heitor, Sarrafiore. E é isso, eles são como os outros, vão buscando espaço. Não tenho problema com idade, mas com oportunidade. Sempre que der, vamos dar oportunidade. Não visando idade ou nome. O que mais importa é nossos jogadores encaixarem uma equipe para ser como no ano passado", disse o técnico Odair Hellmann. 

As trocas podem ser feitas da seguinte forma: a complementação na lista de 32 nomes (cinco vagas) tem prazo vencendo às 19h (de Brasília) do dia 25 de fevereiro. Já as substituições (seis vagas) vencem no mesmo horário do dia 18 de março. 

Uma das vagas, seja de substituição ou complementação, porém, já está encaminhada para Paolo Guerrero, que poderá atuar a partir de 5 de abril e, caso o Inter se classifique, terá as fases finais do Gauchão pela frente. 

"Nossa lista definitiva ainda não terminou. O laboratório serve para os da base, os contratados, analisar todos os jogadores à disposição. O treinador lança mão de quem chegou ou da base, quando assim entender", disse o vice de futebol Roberto Melo. 

O Inter enfrenta o Brasil de Pelotas nesta segunda-feira, no Beira-Rio.