Topo

Inter sofre pressão e vê urgência de resultado em conflito com preparação

Odair Hellmann, técnico do Inter, vive dilema entre resultado e preparação do time - Ricardo Duarte/Inter
Odair Hellmann, técnico do Inter, vive dilema entre resultado e preparação do time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/02/2019 04h00

O Internacional precisa voltar a vencer. Com apenas quatro pontos em quatro jogos pelo Campeonato Gaúcho, o time de Odair Hellmann se vê pressionado logo no começo das disputas oficiais. Por isso, entende que gere um conflito entre a melhor preparação e a conquista de vitórias. 

O início do ano, sob a ótica do Internacional, é o período ideal para testar jogadores, estudar formações e encontrar a melhor forma de jogar. No entanto, isso só acontece tranquilamente quando os resultados aparecem, e não é o que está acontecendo. 

Depois de estrear no Estadual com time suplente recheado de jovens vindos das categorias de base e vencer o São Luiz por 1 a 0, o Inter viu seus titulares decepcionarem, levando a virada do Pelotas no Beira-Rio. Em seguida, foram os reservas que perderam para o São José-RS, aumentando a pressão sobre o time. Novamente com a equipe principal, a vitória não veio, e o duelo com o Veranópolis terminou empatado

A falta de resultado apressa a busca pela vitória independentemente da forma que ela ocorra. Assim, acaba resultando em menos cuidados com a forma de jogar do time ou com como isso influenciará o futuro da equipe. 

"O rendimento, eu entendo que até não jogamos mal, jogamos bem. Criamos chances, saímos na frente, mas não conseguimos matar o jogo (contra o Veranópolis). Mas não podia ter empatado o jogo. Sabemos que não tivemos o mesmo rendimento do ano passado, mesmo que tenhamos dominado o jogo. Isso é futebol, precisamos melhorar", disse o capitão da equipe, Rodrigo Dourado. 

Além disso, a pressa pela vitória aumenta o desgaste psicológico e físico do grupo. Algo ainda mais sentido no começo da temporada, quando as bases musculares ainda não estão totalmente construídas por conta do relaxamento natural nas férias. 

"A parte física pesa, sim. Uns sentem mais que os outros. É nosso segundo jogo (do time titular). A temporada está começando, mas precisamos vencer o mais rápido possível. No futebol tudo é resultado, e precisamos buscar isso", completou Dourado. 

Mas o momento não é de pensar em aprimorar a forma de jogar, testar novos caminhos para o gol ou mesmo fazer o time evoluir em repertório de jogadas. A ordem no Beira-Rio é vencer, e a receita para isso está sendo repassada aos jogadores em cobranças e conversas diárias. 

"Precisamos ter atenção, concentração, desconfiar que nosso companheiro pode errar. Contra o Veranópolis, foi um erro coletivo. Não podemos tomar um gol como tomamos. Não pode se repetir. O bom é que podemos reverter logo em casa", declarou o meio-campista. 

O Internacional entra em campo nesta segunda-feira para enfrentar o Brasil de Pelotas às 20h40 (de Brasília), no Beira-Rio.