Topo

Mano freia empolgação após início animador dos reforços no Cruzeiro

Lateral direito Orejuela foi uma das gratas surpresas do Cruzeiro neste início de ano - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Lateral direito Orejuela foi uma das gratas surpresas do Cruzeiro neste início de ano Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/02/2019 04h00

No último domingo, ao vencer o Villa Nova por 3 a 0, o Cruzeiro colocou em campo os últimos reforços que ainda não haviam estreado pela equipe. Desta forma, Rodriguinho, Jadson, Orejuela, Marquinhos Gabriel e Dodô já deram os cartões de visitas para a torcida. Alguns deles já até surpreenderam positivamente e começam a fazer as primeiras sombras nos jogadores titulares, como é o caso do lateral direito colombiano. Mesmo satisfeito com a produção dos recém-chegados, Mano Menezes não quer se precipitar e tenta frear a empolgação de parte da torcida.

Dos cinco contratados, Orejuela é quem mais animou os torcedores até aqui. O lateral direito esteve em campo por duas vezes, e jogou bem nas duas. Equilibrado defensivamente e atacando com qualidade, o jogador chamou atenção. Titular da posição, Edilson chegou ao Cruzeiro no ano passado, mas não conseguiu fazer um 2018 tão animador quanto sua passagem pelo Grêmio, onde levantou a Copa Libertadores. Nem por isso o jogador está com sua vaga ameaçada.

"Pode manter um pouco de calma, que o titular é o Edilson. Não adianta ficar forçando, porque vai entrar no time se tiver mérito e calma. Vocês me conhecem e sabem como a banda toca", avisou o treinador.

Lateral Dodô - Marcelo Alvarenga/Agif - Marcelo Alvarenga/Agif
Imagem: Marcelo Alvarenga/Agif

Outra possível dúvida que Mano poderá ter ao longo da temporada é no lado oposto. Dodô estreou no último domingo e fez uma partida tímida, ainda procurando se entender com os novos companheiros. Mas a boa temporada com a camisa do Santos já o credencia a disputar a vaga no setor com Egídio.

"Esses jogadores, Edilson, Egídio, foram campeões conosco, mostraram seu valor e sua qualidade em jogos superiores a esses que jogamos (pelo Estadual). Não estou dizendo que o Orejuela e o Dodô não possam se tornar titulares, mas peço calma nessa hora. Quero ganhar Orejuela sem perder Edílson e quero ganhar Dodô sem perder o Egídio. É assim que funciona", acrescentou.

No setor ofensivo, a briga também parece ser boa. A vaga deixada por Arrascaeta abriu espaço para o velocista David, que apresenta características semelhantes ao uruguaio. Em fase final de recuperação, o garoto de 23 anos vai voltar para disputar posição com Marquinhos Gabriel. O meia de 28 anos é outro que estreou bem e continua fazendo boas partidas, já tendo recebido os elogios do comandante como um "novo jogador" para fortalecer mais o elenco.

"Ele dá uma passagem tranquila de bola pelo pé, erra pouco e dá segurança para construir as jogadas a partir de movimentações mais lúcidas, ora pela direita, ora pela esquerda. Ele ainda joga por dentro, como estava no mundo árabe. É um jogador que acrescenta muito, como os outros", finalizou o técnico.