Topo

Jovem ferido teve 35% do corpo queimado e está em estado gravíssimo

Beatriz Cesarini e Bruno Braz

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

08/02/2019 09h31

Vítima do incêndio que atingiu o alojamento do centro de treinamento do Flamengo, Jhonata Ventura, de 16 anos de idade, está em estado gravíssimo e foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem até 35% do corpo queimado, em maioria na parte superior.

O Hospital Municipal Lourenço, localizado na Barra da Tijuca, ainda informou que o quadro de saúde dos jovens Cauan Emanuel Gomes Nunes (15 anos) e Francisco Dyogo Bento Alves (15 anos) inspira cuidados, mas é estável. O Flamengo optou por transferir os atletas ao hospital particular Vitória, localizado no mesmo bairro.

Leia também:

"Os outros dois (Cauã e Francisco) estão sendo transferidos para um hospital particular. O Jonathan não é de uma cirurgia complexa. Só limpa, tira a pele morta e protege a área. A secretaria de saúde já conseguiu uma vaga para o tratamento especializado e gera um prognóstico melhor. Precisa de um cuidado maior, atenção, mas que pode evoluir bem. As queimaduras não são tão extensas como imaginávamos. Tinha muita fuligem. Pegou membros superiores, pescoço, tórax e face. Foi de 30 a 35%. Ele chegou consciente, mas por conta das queimaduras de vias aéreas entubamos. Não temos como falar que não corre risco de morte, mas está estável", declarou o Dr. Felipe Leite em coletiva de imprensa. 

Ainda segundo o médico, foi preciso fazer um procedimento na garganta de Jhonata para colocar uma ventilação mecânica, mas ele chegou consciente. Cauan e Francisco estão internados por terem inalado fumaça, mas o caso do segundo é um pouco mais grave que o do primeiro.

    O incêndio atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. As vítimas estavam dormindo no momento do incêndio, o que teria contribuído para a tragédia. Os bombeiros foram acionados às 5h17 e os feridos foram levados, primeiramente, para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

    O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O local passou por reformas recentemente, com a inauguração de um novo módulo para os profissionais em novembro de 2018. Era previsto, inclusive, que a ala atingida pelo incêndio fosse demolida após a inauguração do novo espaço.

    A semifinal da Taça Guanabara, entre Flamengo e Fluminense, marcada para este sábado (9), às 19h, no Maracanã, está adiada.

    Local do incêndio no CT do Flamengo - Reprodução/Google - Reprodução/Google
    Local atingido pelo incêndio (em vermelho) ficava logo após a entrada do CT (abaixo), à esquerda. Campos utilizados pelos jogadores ficavam em outra área do local (acima)
    Imagem: Reprodução/Google