Topo

Futebol


Grêmio sofre apenas um gol na temporada, mesmo sem usar defesa ideal

Lucas Uebel/Grêmio
Paulo Miranda (esq), Kannemann (centro) e Léo Gomes (dir), já atuaram neste ano Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/02/2019 04h00

O Grêmio tem o melhor ataque entre os participantes dos principais Estaduais do país. Mas não é apenas na fase ofensiva que o time de Renato Gaúcho se destaca neste início de ano. Ainda sem utilizar a formação ideal - que também não deve ser aproveitada no próximo jogo - a zaga se mostra sólida, com apenas um gol sofrido na temporada. 

Foi o Aimoré o único time a conseguir vazar o Grêmio. Por enquanto, é a melhor marca de 2019 entre os times considerados grandes do país. E o gol sofrido, não se construiu através de jogada combinada, encontrando furos no setor ou posicionamentos equivocados, mas em uma falta de longe, que Gian acertou um belo chute e colocou na rede. 

E o Grêmio alternou praticamente todos os jogadores. No gol foram Júlio César e Paulo Victor. Na direita, Léo Gomes é quem mais jogou, mas Léo Moura também esteve em campo. Na esquerda, jogara Cortez e Juninho Capixaba. E no centro da zaga, Paulo Miranda disputou as cinco partidas da temporada. Pedro Geromel, Marcelo Oliveira e Kannemann também jogaram. 

Mas os cinco jogadores que formam a defesa ideal neste momento: Paulo Victor; Léo Moura, Kannemann, Geromel e Cortez, até agora não jogaram juntos uma vez sequer. Léo só esteve em campo diante do Juventude, quando Kannemann, por exemplo, não atuou. 

E na partida diante do Avenida, no domingo, novamente não será possível. Com um desconforto muscular, Léo Moura dá lugar a Léo Gomes. Por outro lado, o centro de defesa com Geromel e Kannemann terá a primeira oportunidade neste ano. 

"O que mais importa é que meu time tem jogado muito bem. Os jogadores sabem o que precisa ser feito, e eu tenho dado os parabéns a eles. Não é por acaso que estamos conseguindo as vitórias. Trabalhamos muito e todos têm aproveitado as oportunidades", disse o técnico Renato Gaúcho. 

Grêmio e Avenida jogam no domingo às 18h30 (de Brasília), na Arena. 

Mais Futebol