Sobrevivente que teve 30% do corpo queimado no Fla acorda pela primeira vez
O garoto de 15 anos Jhonata Ventura que teve mais de 30% do corpo queimado no incĂȘndio do CT do Flamengo despertou na manhĂŁ desta terça-feira (12) pela primeira vez desde o incidente que matou dez jogadores da base rubro-negra e feriu outros trĂȘs na Ășltima sexta-feira.
Em um comunicado assinado pelos mĂ©dicos Carlos Alberto Jr e Bianca Ohana, a Secretaria de SaĂșde do Rio informou que o zagueiro estĂĄ "sem sedação, acordado e atendendo a comandos simples ao exame clĂnico", alĂ©m de ter apresentado melhoras no padrĂŁo ventilatĂłrio e estabilidade hemodinĂąmica.
Na segunda, os médicos do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Pedro II, no Rio de Janeiro, especializado nesse tipo de tratamento, jå haviam começado a retirar a sedação que mantinha o paciente dormindo. Jhonata não apresentava mais febre e uma broncoscopia mostrava melhoras nas lesÔes pulmonares. As queimaduras mais profundas também não haviam piorado, segundo os médicos.
A secretaria de saĂșde do municĂpio informou que o atleta capixaba acordou na manhĂŁ seguinte e interagiu com os profissionais que fazem parte de seu tratamento.
O estado de Jhonata deixou de ser considerado grave e ele apresenta evolução, mas ainda inspira mais cuidados do que seus dois colegas que tambĂ©m sobreviveram ao incĂȘndio no Ninho do Urubu. Francisco Dyogo permanece internado no hospital VitĂłria, na Barra da Tijuca. JĂĄ Cauan Emanuel recebeu alta e jĂĄ estĂĄ com seus familiares. Os dois receberam a visita de jogadores do elenco profissional do Flamengo no fim de semana.
Nota da Secretaria de SaĂșde do Rio de Janeiro:
O paciente Jhonata Cruz Ventura encontra-se no momento sem sedação, acordado e atendendo a comandos simples ao exame clĂnico. Apresenta melhora evolutiva dos parĂąmetros ventilatĂłrios e estabilidade hemodinĂąmica. Foi submetido na manhĂŁ de hoje a mais um banho das queimaduras mais profundas e curativos, mostrando melhora de algumas lesĂ”es. Segue aos cuidados de terapia intensiva no CTQ.
Dr. Carlos Alberto Jr, diretor médico, CRM 52698792
Dra. Bianca Ohana, chefe do CTQ, CRM 52805220
Seja o primeiro a comentar
Essa ĂĄrea Ă© exclusiva para vocĂȘ, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e nĂŁo o UOL, Ă© o responsĂĄvel pelo comentĂĄrio. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentĂĄrios.