Topo

Botafogo

Botafogo "adota" RedeTV após ser único grande do Brasil sem jogo na Globo

Torcedores do Botafogo "adotaram" RedeTV e fizeram até montagem na internet após emissora anunciar transmissão de jogo - Reprodução/Internet
Torcedores do Botafogo 'adotaram' RedeTV e fizeram até montagem na internet após emissora anunciar transmissão de jogo Imagem: Reprodução/Internet

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/02/2019 04h00

Após vencer no Nilton Santos na ida por 1 a 0, o Botafogo encara o Defensa y Justicia-ARG no decisivo confronto entre as equipes pela primeira fase da Sul-Americana, hoje, às 21h30 (horário de Brasília), em Buenos Aires. Com pano de fundo, a partida marcará a estreia do Alvinegro na TV aberta em 2019. E não na Globo, mas na RedeTV, que acabou 'adotada' pelos torcedores insatisfeitos com a principal emissora do país.

O Botafogo é o único time grande que não teve uma transmissão da Globo no Brasil neste ano. Na Taça Guanabara, a emissora não é a única culpada. O desempenho do time também contribui para a distância do grande público. Isso porque o Alvinegro teria a partida contra o Boavista, na última rodada da fase classificatória, na TV aberta. O problema é que o time já estava eliminado e deu lugar ao Flamengo.

O péssimo desempenho nos primeiros jogos do ano também tirou o Botafogo das semifinais e de mais um jogo na televisão. No seu lugar, o Resende enfrentou o Vasco me jogo transmitido pela Globo.

O problema é ainda pior na Taça Rio, onde o Botafogo não terá nenhum jogo transmitido pela Globo de acordo com o planejamento inicial da emissora. Segundo apuração do UOL Esporte, a empresa explica que as datas diminuíram já que as partidas de quarta-feira ficam apenas para o pay-per-view. Neste cenário, restaram apenas as tardes de domingo.

Outro jogo do Botafogo que seria transmitido pela Globo, mas acabou perdendo espaço foi a estreia do time na Copa do Brasil. Porém, com a tragédia do incêndio no Ninho do Urubu, que culminou com a morte de jovens atletas, as semifinais foram adiadas e Vasco x Resende, que passou para a mesma quarta, teve a preferência da emissora.

Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, o Botafogo será o único grande do Rio que estará em campo no dia 27. Vasco folgará na semana, Fluminense joga na terça e o Flamengo entra em campo na quinta. A previsão, de acordo com tabela de transmissão divulgada pela CBF, é que a estreia do Alvinegro na emissora aconteça nesta partida contra o Cuiabá.

Os dirigentes do Botafogo consideram péssimo tudo o que vem ocorrendo. Primeiro porque a ausência na TV aberta prejudica ainda mais a busca por patrocinadores. Além disso, o clube lamenta a falta de aparições para os torcedores que não tem condições de pagar televisão a cabo.

Erik - Pilar Olivares/Reuters - Pilar Olivares/Reuters
Após golaço de Erik, Botafogo pode até empatar para ficar com vaga da 2ª fase
Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Rede TV cai nas graças

Em meio a toda essa crise, a torcida do Botafogo adotou a Rede TV, que fará a primeira transmissão da equipe em canal aberto no ano. Insatisfeitos com a Globo, os botafoguenses prometem fazer com que a emissora, em parceria com a DAZN, tenha bons números de audiência.

Os torcedores encheram as redes sociais com mensagens de apoio à Rede TV e de críticas à Globo. Muitos, inclusive, defendem que a emissora deveria assumir todos os jogos do Botafogo na temporada. Evidentemente que se trata de uma brincadeira, mas que deixa claro o nível de insatisfação da torcida.

DEFENSA Y JUSTICIA X BOTAFOGO

Data e hora: 20/02/2019, quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Norberto Tomaghello, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU) 
Auxiliares: Miguel Nievas e Horácio Ferreiro (URU)

Defensa y Justicia
Unsain; González, Barboza, Barreiro e Delgado; Blanco, Miranda e Castro; Rius, Aliseda e Fernandez. 
Técnico: Sebastián Beccacece

Botafogo
Gatito; Marcinho, Marcelo, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana, Rodrigo Pimpão (Leo Valência) e Luiz Fernando (João Paulo); Erik e Kieza. 
Técnico: Zé Ricardo

Botafogo