Topo

Futebol


Com gol no último minuto, Santos vence Oeste e avança no Paulistão

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/03/2019 22h24

O Santos conseguiu um feito incrível contra o Oeste na noite de hoje, no Pacaembu. Depois de ficar atrás no placar por duas vezes, o time buscou a virada no último minuto com gol de Victor Ferraz e garantiu a classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista. Bruno Lopes e Matheus Jesus colocaram o Oeste em vantagem, mas Betinho, contra, e Derlis, deixaram tudo igual. Ferraz, no soar do apito, garantiu o triunfo. 

O jogo teve emoção antes mesmo de começar: um temporal que caiu em São Paulo obrigou a arbitragem a atrasar o início da partida em quase uma hora e meia. Com o triunfo, o Santos chegou a 22 pontos no grupo A e não pode mais ser alcançado pela Ponte Preta, terceira colocada com dez pontos, garantindo assim a vaga nas quartas de final. Já o Oeste, líder do grupo D, ficou com 12 pontos.

Já classificado no Paulista, o Santos enfrentará o América-RN na próxima quinta (7), pela Copa do Brasil. O
 confronto será disputado em jogo único e, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Logo depois, no domingo (10), tem clássico com o Corinthians em Itaquera. Já o Oeste receberá o RB Brasil em Barueri na próxima sexta (8).

O melhor: Sánchez

O meia entrou para mudar a cara do jogo. Destoando do restante do time, que errou muitos passes no primeiro tempo, teve habilidade para fazer a ligação entre defesa e ataque e fez o Santos elevar muito seu volume de jogo na etapa complementar. Jean Mota e Victor Ferraz, que participaram de dois gols dos três gols do Santos no jogo, também merecem elogios. 

O pior: Yuri

Yuri foi tão mal que começou a ser vaiado pela torcida logo no início do jogo e acabou substituído no intervalo. Colocou Vanderlei na pressão mais de uma vez, sofreu para marcar e não deu qualquer combate a Bruno Lopes no primeiro gol. 

Santos pressiona, mas Matheus Cavichioli salva

Depois de tanta espera para começar, os jogadores mostraram muita vontade de bola nos primeiros minutos. O Santos levou perigo com Cueva, de falta, e Jean Mota, com chute de fora da área. Mas a melhor chance foi de Derlis, que aproveitou uma jogada do estreante Felipe Jonatan e obrigou Matheus a trabalhar. 

Golaço de Bruno Lopes põe Oeste na frente

Apesar da pressão adversária, o Oeste não se assustou. Também acirrou a marcação na saída de bola do Santos e foi assim que achou seu primeiro gol. Yuri recuou para Vanderlei, e o goleiro, na fogueira, teve que dar chutão para a lateral para afastar o perigo. Na cobrança, a bola ficou com Bruno Lopes, que passou habilidosamente pelos marcadores na entrada da área e marcou um golaço. Vanderlei estava adiantado.

Oeste bem fechado dificulta para os anfitriões

Depois do gol, o Oeste se fechou na defesa e passou a contra-atacar nos erros do Santos, que não foram poucos, para irritação de Jorge Sampaoli. O time da Vila Belmiro errou muitos passes e não teve intensidade suficiente para furar o bloqueio adversário. Com dificuldade para criar no meio, os atacantes acabaram isolados e as jogadas pelos lados facilitaram a recuperação do Oeste.

Santos acha empate na bola parada

Ajudado pelos erros de Vanderlei, Bruno Lopes perdeu duas chances de ampliar. Como quem não faz, toma, aos 41 minutos a bola foi alçada na área do Oeste e Betinho mandou contra o próprio gol.

Mas lei do ex recoloca Oeste na frente...

Não deu nem tempo de comemorar. A torcida do Santos ainda celebrava o gol quando a 'lei do ex" fez mais uma vítima. Matheus Jesus, que atuou no Peixe por empréstimo entre 2017 e 2018, recebeu cruzamento de Roberto na área e cabeceou com firmeza para o gol. O jogador não comemorou. Ele ainda tentou puxar um contra-ataque nos acréscimos, mas foi travado no chute por Jean Lucas.

Sampaoli lança Sánchez e acha empate com Derlis

Para resolver os problemas da criação, Sampaoli sacou o volante Yuri e o atacante Soteldo para entrada do meia Carlos Sánchez e de Rodrygo para o segundo tempo. O efeito foi quase imediato. Sánchez colocou a bola no chão e fez o time ficar mais organizado e criativo, e com ele em campo, Cueva conseguiu se encontrar. O gol veio aos 16 minutos, porém sem a participação da dupla: Jean Mota acionou Victor Ferraz, que foi até a linha de fundo e cruzou para Derlis empatar com um belo chute.

Terrível no primeiro tempo, Vanderlei salva o Santos

O goleiro teve um começo de noite infeliz no Pacaembu. Cometeu erros cruciais na saída de bola e teve que correr atrás do prejuízo para consertar os próprios erros. Em um dos piores momentos, saiu errado para parar um contra-ataque de Mazinho e foi salvo por Aguilar. Voltou do intervalo bem mais ligado no jogo e fez duas grandes defesas contra Kanu e Jheimy. 

Empate parecia justo, até que Victor Ferraz apareceu...

O Oeste continuou martelando até o final, mas a zaga do Santos não deixou o time retomar a dianteira. Nos minutos finais, o Santos respondeu e Matheus Cavichioli afastou o perigo como pode. Mas o futebol é cruel e o goleiro do Oeste, tão bem por toda a partida, cometeu sua primeira e principal falha aos 50 minutos do segundo tempo. Matheus espalmou a bola na área e viu Victor Ferraz aproveitar a sobra para garantir, além do triunfo, a vaga do Santos no mata-mata do Paulistão. 

Felipe Jonatan estreia sem muito brilho

Foi uma novela para o Santos conseguir contratar Felipe Jonatan. Na noite de hoje, ele finalmente estreou com a camisa alvinegra e não passou do "razoável". Entrou bem, puxou uma boa jogada logo no início da partida, mas depois sumiu do jogo. 

Chuva atrasa inicia do jogo em mais de uma hora

O duelo entre Santos e Oeste, inicialmente previsto para 19h, começou quase uma hora e meia depois, às 20h25. A culpa foi do temporal que varreu a cidade de São Paulo neste sábado (2) e alagou o campo do Pacaembu, obrigando o árbitro Thiago Duarte Peixoto a atrasar o início da partida até que a chuva diminuísse e o sistema de drenagem do estádio pudesse melhorar a condição do gramado. 

Twitter do Santos entra no clima do Carnaval

Sempre criativo em suas redes sociais, o Santos não deixou o Carnaval passar em branco. A equipe divulgou sua escalação de um jeito bem inusitado. Além disso, o estagiário criou uma marchinha para anunciar que o jogo ia realmente rolar.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 2 OESTE

Data: 2 de março de 2019, sábado
Hora: 19h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Paulista
Público: 8.123 pagantes, 9.486 presentes
Renda: R$ 249.544,00
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Cartões amarelos: Bruno Lopes, Rodrygo, Aguilar, Alyson, Matheus Jesus e Lídio 
Cartões vermelhos: -
Gols: Bruno Lopes, aos 14', Betinho (contra), aos 41', e Matheus Jesus, aos 42' do primeiro tempo; Derlis, aos 16', e Victor Ferraz, aos 50' do segundo tempo

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Felipe Jonatan; Jean Lucas, Yuri (Carlos Sánchez), Jean Mota e Cueva (Felippe Cardoso); Derlis González e Soteldo (Rodrygo). Técnico: Jorge Sampaoli

OESTE: Matheus Cavichioli; Tony, Kanu, Maracás e Alyson; Betinho, Matheus Jesus (Lídio) e Elvis; Roberto, Bruno Lopes (Bruno Xavier) e Mazinho (Jheimy). Técnico: Renan Freitas

Mais Futebol