Topo

#Nãosecale: Clubes de futebol celebram o Dia Internacional das Mulheres

Do UOL, em São Paulo

08/03/2019 11h24

Clubes ao redor do mundo prepararam vídeos especiais para o Dia da Internacional das Mulheres, celebrado hoje (8). De maneiras distintas, as equipes aproveitaram a data para reafirmar o direito das mulheres de não apenas acompanhar futebol, mas também jogá-lo.

Internacional e Paraná seguiram uma linha parecida. Ambas as equipes colocaram torcedoras para repetirem as declarações preconceituosas que ouvem por gostarem de futebol e ressaltaram que "lugar de mulher é onde ela quiser".

O Botafogo usou a data para lembrar os inúmeros casos de feminicídio no país. "Alvinegra, não se cale. Torcedora, não se cale. Mulher, não se cale. A sua luta é todo dia".

Corinthians, Palmeiras e São Paulo se uniram e postaram um vídeo em que representantes homens dos clubes acompanham o depoimento de Juliana, vítima de violência doméstica (vídeo acima).

Confira os vídeos criados pelos clubes ao redor do mundo:

Barcelona: "Futebol não é para garotas. Um jogo de futebol feminino é um jogo de futebol. Uma equipe de futebol feminino é uma equipe de futebol. Um drible de uma mulher é um drible. Uma defesa é uma defesa. Um golaço é um golaço. Paixão por futebol é paixão por futebol. Futebol não é para garotas nem para garotos. Futebol é para futebolistas. Nós somos futebolistas".

PSG: "No Paris Saint-Germain, sua origem não determina seu destino, o passado não alivia o futuro. Não há limites para sua ambição, não importa a cor da sua pele ou o idioma que você fala. Ser mulher não tira o poder de sonhar. No Paris Saint-Germain, acreditamos na emancipação das mulheres por meio do esporte. Queremos inspirar a próxima geração para criar futuros líderes. Apoie toda as mulheres que nutrem esperança no esporte. Excelência não tem gênero".

Inter de Milão: "Nossa casa, nosso amor, nosso poder, nossa habilidade, nossa família, nosso time, nossas mulheres. Nós somos Inter".

Confira as demais manifestações no Dia Internacional da Mulher: