Topo

Santos

Sem volante e centroavante: O que Sampaoli prepara para jogo do Santos hoje

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

15/03/2019 04h00

O técnico Jorge Sampaoli prepara um Santos um pouco diferente do que vem atuando na temporada e, acredite, ainda mais ofensivo para a partida desta noite, às 20h30, contra o Novorizontino, no Pacaembu, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.

O Peixe não terá o volante Alison, que sofreu um corte no pé direito e está fora da partida. O jogador é o único volante de contenção do esquema do argentino e, na maioria do tempo, atua até como um terceiro zagueiro enquanto o Santos tem a bola nos pés, ou seja, a maior parte do tempo.

Sem ele, no entanto, Sampaoli optou por escalar uma equipe mais ofensiva. Ao invés de colocar Yuri, que tem características semelhantes a Alison, ou Jean Lucas, que também pode fazer a função mais defensiva, o técnico santista deve recuar Diego Pituca e formar o meio-campo com Sánchez e Cueva.

Pituca, inclusive, vem sendo frequentemente elogiado pelo argentino. O camisa 21 é uma espécie de coringa e o próprio Sampaoli já disse que ele pode jogar em qualquer lugar. Recentemente atuou como lateral-esquerdo, já fez a função de primeiro volante após alterações durante o jogo e também atua como meia central, com mais liberdade para chegar ao ataque.

Se não terá um homem mais preso na defesa do meio-campo, o mesmo pode ser dito do ataque. Como vem sendo rotina, o Santos de Sampaoli atua sem centroavante de área e mesmo assim tem o melhor ataque do Paulistão, com 19 gols, e o artilheiro do torneio, Jean Mota com 7.

Sem o paraguaio Derlis González, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Sampaoli treinou com Rodrygo no ataque. O desenho pode variar durante o jogo: ora um 4-4-2 com Jean Mota e Cueva como armadores e Rodrygo e Soteldo mais à frente, ora o 4-3-3, com Cueva na armação e Rodrygo, Soteldo e Jean Mota trocando de posição no ataque.

Apesar de ter a melhor campanha geral do estadual, o Peixe está apenas dois pontos à frente do Red Bull Brasil e ainda não garantiu a liderança do grupo A e a vantagem de decidir as quartas de final em casa.

FICHA TÉCNICA
Santos x Novorizontino

Data: 15 de março de 2019 (sexta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo
Arbitragem: Salim Fende Chavez
Assistentes: Neuza Ines Back e Evandro de Melo Lima

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Aguilar e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Cueva; Jean Mota, Soteldo e Rodrygo. Técnico: Jorge Sampaoli.

NOVORIZONTINO: Vagner, Lucas Ramon, Everton Sena, Edson Silva e Paulinho; Adilson Goiano, Matheus Sales, Murilo Henrique e Felipe Marques; Cléo Silva e Carlinhos. Técnico: Roberto Fonseca.

Santos