Topo

Coutinho, Neres, Firmino... O que Tite pensa na seleção para a Copa América

Tite vai anunciar a convocação para a Copa América no dia 17 de maio. Base da lista está definida na cabeça do treinador - JOE KLAMAR / AFP
Tite vai anunciar a convocação para a Copa América no dia 17 de maio. Base da lista está definida na cabeça do treinador Imagem: JOE KLAMAR / AFP

Danilo Lavieri

Do UOL, em Praga (República Tcheca)

27/03/2019 12h00

Os dois últimos amistosos da seleção brasileira serviram para Tite consolidar uma base que será convocada para a Copa América e também para que o treinador tenha ainda mais capacidade de analisar os nomes que podem fazer parte da renovação do elenco.

Pelo desempenho, pelas entrevistas e por sinais que o comandante deu, é possível indicar que já há um grupo que encaminhou a vaga na competição que começa em junho, no Brasil. Também há nomes que agradaram nos testes e outros que viverão na expectativa até o dia 17 de maio, data do anúncio da lista.

Só Jesus salva

O amistoso serviu para Gabriel Jesus mostrar a Tite que ainda merece um lugar na sua convocação. Depois de ficar os dois amistosos entre os reservas, ele entrou no segundo tempo diante da República Tcheca, marcou dois gols e fez o treinador lembrar que ele foi um dos protagonistas da arrancada nas Eliminatórias. Ele praticamente carimbou a sua vaga entre os chamados.

Casemiro, o 2º capitão de Tite

Nem tanto pelo desempenho em campo, que foi bom, mas não excepcional no geral das duas partidas, mas muito pela postura adotada dentro de campo, o volante mostrou para Tite que pode ser seu homem de confiança e foi eleito o capitão nos dois amistosos.

Base segura para a renovação

Alisson, Ederson, Danilo, Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Roberto Firmino são nomes que também estão praticamente garantidos. Apesar de não terem sido destaques absolutos, mostraram ao treinador que podem formar a base para a renovação desejada.

Foi mal, mas tem crédito

Philippe Coutinho foi muito mal. O meio-campista repetiu os fracos desempenhos que teve no Barcelona com a camisa da seleção brasileira. Apesar disso, começou os dois jogos como titular e atuou quase que 180 minutos somando os dois jogos. Tite, no entanto, já deixou claro que ele tem crédito de sobra e pode se sentir encaminhado.

Foram bem, mas ainda sem vaga garantida

Destaque entre os torcedores pela boa atuação nos vídeos divulgados pela CBF e por boas respostas na sua coletiva de estreia, David Neres aproveitou para mostrar que também pode ser uma boa alternativa na ponta. Com participação nos dois gols de Jesus, ele mostra para Tite que precisa ser uma das peças na renovação da seleção. Não é possível, no entanto cravar que ele já tem a vaga garantida.

É o mesmo cenário de Everton, bastante elogiado, mas ainda longe de poder se sentir garantido. Eles competem por um espaço que tem Vinicius Junior, Neymar, Douglas Costa e Willian como postulantes.

Os xodós

Arthur e Lucas Paquetá são bastante elogiados por Tite e pela comissão técnica. Os dois receberam chances para atuarem juntos no meio campo, tiveram bons momentos, mas ainda não se mostraram indispensáveis. Éder Militão é outro que também está em alta com a comissão, mas ainda não tem certeza que terá uma vaga. Richarlison foi muito um dos poucos elogiados do primeiro encontro, tem tido sequência com Tite e está praticamente certo.

Mostraram serviço e estão na briga

Alex Telles, Alex Sandro e Fagner são nomes que foram aprovados em termos de desempenho, mas dependem muito da situação de seus concorrentes para terem uma oportunidade. O lateral direito fica na espera de Daniel Alves, que tem sofridos com lesões, assim como os dois da esquerda observam a movimentação de Tite por Filipe Luís, praticamente garantido, e Marcelo, que está em baixa. Na concorrência, Alex Sandro leva a melhor. Weverton foi elogiado nos treinamentos de Taffarel e agora aguarda a briga com outros nomes como Cássio e Neto.

Receberam chances, mas são incógnitas

Felipe Anderson, Allan e Fabinho tiveram chances com o treinador, não brilharam, mas ficam como opções. Entre eles, o atleta do Liverpool é o que está mais perto de conseguir uma chance após se estabilizar na Inglaterra como volante.