Topo

Atlético-MG não libera Oliveira, e Marques brinca sobre desejo por Rodrygo

Ricardo Oliveira é artilheiro do Atlético-MG na temporada com dez gols assinalados - PABLO PORCIUNCULA / AFP
Ricardo Oliveira é artilheiro do Atlético-MG na temporada com dez gols assinalados Imagem: PABLO PORCIUNCULA / AFP

Eder Traskini e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e Santos

28/03/2019 17h05

O Santos tem interesse em contar com Ricardo Oliveira no plantel nesta temporada. Jorge Sampaoli entrou em contato com o jogador a fim de levá-lo à Vila Belmiro. O Atlético-MG, no entanto, não deseja liberar o centroavante, que tem multa rescisória de quase R$ 200 milhões para clubes do Brasil.

A informação sobre a cláusula para liberação do atleta de 38 anos foi divulgada pela Rádio 98fm e confirmada pelo UOL Esporte.

O Galo não tenciona liberar o artilheiro do time de Levir Culpi em 2019, com dez gols em dez partidas disputadas. O diretor de futebol Marques falou sobre o assunto e disse ser normal que jogadores deste nível chamem a atenção de outros clubes. O dirigente cita, inclusive, o atacante Rodrygo, já negociado ao Real Madrid, da Espanha, como um nome que seria interessante para os mineiros.

"Esta questão de interesse existe desde o tempo em que fui atleta. É absolutamente normal no meio do futebol. O Santos pode ter interesse no Ricardo Oliveira, é normal, é um grande jogador. Eles têm interesse no Ricardo, assim como nós também teríamos no Rodrygo, que é um grande jogador do Santos. Mas estamos felizes com ele e sei que isso é recíproco", disse ao UOL.

Ricardo Oliveira renovou o seu contrato com o Atlético-MG em setembro do ano passado, logo após o Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno, demonstrar interesse em sua contratação. O centroavante recebeu um aumento na Cidade do Galo e ampliou o vínculo até dezembro de 2020.

Não é a primeira vez que o presidente José Carlos Peres tem interesse no retorno de Ricardo Oliveira. O centroavante foi o último camisa 9 a dar certo no Santos e, desde então, o número está vago e o Peixe não consegue ter sucesso no mercado de transferências para substituí-lo. Nomes como os argentinos Gigliotti, do Independiente, e Nicolás Blandi, do San Lorenzo, além de Raniel, do Cruzeiro, estiveram em pauta neste ano.

O mandatário do Santos disse, na manhã de hoje, durante o Congresso Técnico da Federação Paulista de Futebol, que tem interesse em contar com o veterano.

"O objetivo é ter dois centroavantes, e hoje não tem no Brasil. Estamos tentando trazer o Ricardo Oliveira, todo treinador quer o Ricardo Oliveira, um jogador aplicado, não fuma, não bebe, dorme cedo. Talvez seja o Ricardo, dependendo da negociação, e um que vem de fora. Mas a janela fecha em cinco dias. Estamos conversando", comentou.

"Ele gosta do Santos, o Santos gosta dele. Teve boas passagens pelo Santos e é sempre bem-vindo. Não dá para dizer que está contratado, tem de respeitar o time dele, porque gostamos de respeito conosco e precisamos ter com eles, também. Por enquanto é só interesse. Quem não quer jogar no Santos? Sampaoli e sete jogadores de seleção? Aliás, a imprensa precisa reconhecer, são sete jogadores em seleção. São jogadores de seleção", acrescentou.