Topo

Internacional

"Renegados" marcam, Inter bate o Caxias e larga em vantagem na semifinal

Camilo em jogo do Caxias contra o Internacional pelo Campeonato Gaúcho - @SCInternacional
Camilo em jogo do Caxias contra o Internacional pelo Campeonato Gaúcho Imagem: @SCInternacional

Do UOL, em Porto Alegre

31/03/2019 17h54

Eles eram renegados, começaram o ano fora dos planos e não foram inscritos nas primeiras listas do Campeonato Gaúcho. Mas deram ao Inter a vitória que abriu vantagem na fase semifinal do Estadual. Camilo e Jonatan Alvez marcaram os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Caxias no estádio Centenário na tarde de hoje, resultado que dá ao Colorado o direito de ir à final até mesmo com derrota no duelo de volta. Foguinho marcou pelo Caxias.

Camilo e Alvez viveram situações semelhantes. Sem intenção de aproveitar qualquer um deles, o Inter tentou negociações para liberá-los, mas não conseguiu. Sem alternativa, reintegrou ambos, que passaram a ser utilizados entre os reservas. Camilo até foi inscrito na Libertadores. Alvez nem isso. Mas hoje eles mostraram-se úteis. Camilo marcou de cabeça no primeiro tempo. Alvez, no fim da partida, fez um golaço encobrindo o goleiro do Caxias.

Com reservas graças ao jogo da quarta-feira, contra o River Plate, pela Libertadores, o Colorado tem tranquilidade para ir à final do Gaúcho. Avança com qualquer vitória, empate e até derrota por 1 a 0 no duelo de volta, no Beira-Rio, no próximo fim de semana.

Jonatan Alvez faz primeiro jogo (e gol) do ano

Fora dos planos no início do ano, o centroavante uruguaio Jonatan Alvez fez sua primeira partida em 2019. Substituindo Tréllez no segundo tempo, o atacante chegou a 18 compromissos com a camisa do Inter. Com empréstimo perto do fim, "El Loco" se prepara para voltar ao Junior de Barranquilla. Mas não sem antes marcar um golaço. No segundo tempo, encobriu o goleiro adversário para decidir a partida.

Marcelo Lomba salva o Inter

Marcelo Lomba fez o que tem sido regra nesta temporada: salvou o sistema defensivo do Inter. Em ao menos três duelos com Bruno Alves ou Juazeiro, defendeu todos e evitou que o Caxias marcasse gols.

Bruno Alves perde oportunidades

Um dos destaques do Caxias no Gauchão, Bruno Alves teve uma série de oportunidades. E as perdeu. O atacante parou em Marcelo Lomba, não conseguindo exercer a função principal de quem joga na frente: fazer gols.

Em teste para quarta, Patrick vai do céu ao inferno

Patrick voltou a ser titular do Inter depois de um período lesionado. No campo do Centenário, foi boa arma ofensiva do Inter. Importante na pressão ao adversário, retomou muitas vezes a bola no campo ofensivo. E ainda participou diretamente do primeiro gol do jogo ao fazer um ótimo cruzamento para Camilo. Porém, no minuto seguinte, falhou ao tentar retomar a bola e proporcionou o gol de Foguinho.

Inter pressiona por 13 minutos

O Internacional saiu de sua característica quando visitante. Por 13 minutos, marcou a saída de bola do Caxias no campo ofensivo. Adiantando suas linhas, pressionou e retomou a bola no campo de ataque, algo que faz costumeiramente apenas em jogos do Beira-Rio. Contudo, o passar do tempo desgastou o elenco, e a postura recuada tomou conta, forçando o Caxias a sair. O time da casa cresceu, e houve alternância no comando das ações do jogo. Assim, a defesa do Inter foi superada de diversas formas. Seja em enfiadas atrás dos defensores ou mesmo em erros de saída de jogo, surgiram momentos tensos em que Marcelo Lomba precisou intervir.

Caxias não abre mão de seus conceitos

O Caxias é um time com uma característica bem forte. E não abre mão dela. Constrói suas jogadas pelo chão, com trocas de passes curtos. Usa seus meio-campistas em losango, aproximados, com Bruno Alves e Juazeiro no ataque, com espaço para irem do centro para as pontas. Mesmo quando pressionado na saída de bola, errando gestos técnicos por vezes, o time de Pingo não desistiu de sua forma de jogar. Criou boas oportunidades com Alves e Juazeiro e, quando marcou, aproveitou-se de uma falha do Inter.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS 1 X 2 INTERNACIONAL

Data: 31/03/2019 (Domingo)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Daniel Bins
Auxiliares: Maurício Coelho Silva Penna e André da Silva Bitterncourt
Cartões amarelos: Foguinho (CAX);
Gols: Camilo, do Inter, aos 32 minutos do primeiro tempo; Foguinho, do Caxias, aos 33 minutos do primeiro tempo; Jonatan Alvez, do Inter, aos 37 minutos do segundo tempo;

CAXIAS
Luis Cetin, Eduardo Diniz, Jean, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Diego Miranda (Caio César) e Eliomar; Bruno Alves (João Vitor) e Júnior Juazeiro (Léo Jaime).
Técnico: Pingo

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Bruno, Emerson Santos, Roberto e Uendel; Rithely, Patrick (Edenílson), Camilo, Guilherme Parede e Wellington Silva (Neilton); Tréllez (Alvez).
Técnico: Odair Hellmann

Internacional