Topo

Neres quer futebol inglês e vê Everton ganhar força em disputa no mercado

Laurens Lindhout/Soccrates/Getty Images
Imagem: Laurens Lindhout/Soccrates/Getty Images

João Henrique Marques e Marcus Alves

Do UOL, em Paris (FRA) e Lisboa (POR)

05/04/2019 04h00

O sucesso de David Neres no Ajax valoriza o atacante cada vez mais no mercado europeu. Após o Milan abrir conversas para contratar o brasileiro, o Everton aparece como um novo interessado na contratação. Segundo apurou o UOL Esporte, o clube inglês encontra facilidade na relação com o estafe do jogador por conta de negócios recentes, como as contratações dos brasileiros Richarlison e Bernard, e ainda representa o passo que o brasileiro de 22 anos pretende dar na carreira: jogar a Premier League.

VEJA TAMBÉM

A expectativa no entorno de Neres é de que o Everton apresente uma proposta convincente ao Ajax. O clube holandês já deu sinal verde ao brasileiro para a negociação ao fim da temporada, mas se empolga com uma valorização nos últimos meses com a expectativa de faturar mais de 45 milhões de euros (R$ 185 milhões) com a venda.

Essa foi a cifra colocada em cima da mesa pelo Guangzhou Evergrande, da China, em janeiro, e rejeitada pela equipe de Amsterdã na ocasião.

A relação do Everton com David Neres acontece através do empresário do jogador, Giuliano Bertolucci. Ao lado do iraniano Kia Joorabchian e de outros parceiros, o agente foi o responsável por cuidar das idas de Richarlison e Bernard ao clube da cidade de Liverpool nesta temporada. Os ingleses também já avisaram que farão grandes investimentos para a próxima temporada e terão um espaço maior para jovens promessas.

Conforme apurado pela reportagem, o estafe de David Neres está animado com o momento do jogador no mercado, principalmente após a convocação para a seleção brasileira e o destaque pelo Ajax na Champions League, com o recente triunfo sobre o Real Madrid na Espanha. A expectativa é de que propostas apareçam em breve.

Com o Ajax já está tudo encaminhado para uma venda. Nas conversas com o ex-jogador holandês Marc Overmars, um dos diretores de futebol do clube, foi ouvido que o brasileiro e até outros quatro nomes serão negociados no verão europeu - o volante Frenkie de Jong já foi vendido ao Barcelona para a próxima temporada. Em seu papel de formador, o time de Amsterdã não tem histórico de segurar seus destaques.

Os representantes de David Neres também já têm conversas em andamento com o Milan. O clube italiano foi o primeiro a aparecer como grande interessado através do brasileiro Leonardo, atualmente na função de diretor esportivo. Mas esta tratativa depende que os rubro-negros conquistem uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.

Por parte do jogador, há satisfação e surpresa com o assédio no mercado e a expectativa de atuar em um grande clube. A cobiça pelo futebol inglês está relacionada ao sonho de disputar a Premier League e a vontade da namorada, a modelo alemã Kira Winona, atualmente morando em Londres, de ter o brasileiro mais perto.

Na abertura da janela de transferências, em julho, David Neres ainda deve contar com outras opções para a seguir carreira na Europa. A imprensa alemã aponta o Borussia Dortmund como outro clube interessado. E, de acordo com a apuração da reportagem, o PSG já fez consulta ao Ajax sobre a situação do meia-atacante por meio do diretor esportivo Maxwell, ex-jogador brasileiro que defendeu o time de Amsterdã no passado.

A fase recente de David Neres impressiona positivamente. Na seleção brasileira, a estreia foi com assistência na vitória por 3 a 1 contra República Tcheca, em amistoso. Isso com o atacante entrando aos 15 minutos do segundo tempo, e com igualdade em 1 a 1 no placar. Já no Ajax, o jovem fez um gol na vitória por 3 a 1 contra o rival PSV no final de semana e anotou outros dois na goleada por 5 a 2 diante do FC Emmem, na quarta-feira.

Na temporada, David Neres tem 32 jogos disputados e 10 gols marcados. O Ajax está nas quartas de final da Liga dos Campeões, tendo a Juventus como adversária, e ocupa o segundo lugar na Eredivisie (Campeonato Holandês), com 68 pontos, dois a menos que o líder PSV - restam seis rodadas para o fim da disputa.