Topo

Grêmio bate São Luiz, ameniza pressão e confirma Gre-Nal em final no RS

André deu assistência para o primeiro e marcou o segundo gol do Grêmio na Arena - Ricardo Rímoli/Estadão Conteúdo
André deu assistência para o primeiro e marcou o segundo gol do Grêmio na Arena Imagem: Ricardo Rímoli/Estadão Conteúdo

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2019 17h48

O Grêmio amenizou a pressão depois de nova derrota na Libertadores com classificação à final do Campeonato Gaúcho. Hoje (7), o time gremista usou seis titulares e venceu o São Luiz-RS por 3 a 0, em Porto Alegre, e agora enfrenta o Internacional na decisão estadual. Os gols na Arena do Grêmio foram marcados por Alisson, André e Everton.

A primeira partida da final do Gauchão será no próximo domingo (14), no estádio Beira-Rio. O segundo jogo, na casa do Grêmio, deverá ser confirmada para quarta-feira (17). O Grêmio volta a jogar na próxima quarta-feira (10), contra o Rosario Central, em Porto Alegre.

O resultado diante do time de Ijuí veio ao natural e evitou crise na Arena. A instabilidade é reflexo da campanha na Libertadores, onde o Grêmio segue sem vencer após três jogos. Na sexta-feira, Luan foi afastado sob argumento de problemas físicos e horas antes da partida com o São Luiz-RS, a diretoria publicou vídeo dando respaldo a Renato Gaúcho e pedindo superação ao time e à torcida.

Quem brilhou: Jean Pyerre

Substituto de Luan, o meia-atacante distribuiu bons passes e arriscou chutes de fora da área. A dose certa de atitude se traduziu em uma partida mais consciente do setor vital ao time. Foi Jean Pyerre quem sofreu a falta que terminou em gol de Alisson. Na etapa final, o ritmo do camisa 21 caiu.

André dá assistência, faz gol e bomba no Twitter

As críticas acompanham André desde o ano passado, mas hoje o camisa 90 encheu as medidas. Foi dele a assistência para o primeiro gol e ainda houve finalização certeira para ampliar o placar. A conclusão foi precedida por um drible curto no zagueiro. No Twitter, os gremistas não deixaram o rendimento passar em branco

Grêmio abre retranca com falta rápida

Com o São Luiz fechado, o Grêmio começou o jogo tentando de longe. Jean Pyerre, Matheus Henrique e Everton arriscaram de fora da área. O expediente foi o único a funcionar mediante falta de atitude gremista e recuo total da equipe de Ijuí. Mesmo com mais de 75% de posse.

O volume todo do Grêmio só rendeu gol graças a esperteza. Geromel cobrou falta rapidamente e o time tricolor pegou a defesa do São Luiz-RS fora do lugar. Resultado: Matheus Henrique foi no fundo, cruzou para área e André escorou. Alisson se jogou e marcou com o pé direito.

Qualidade técnica faz placar aumentar

Ainda no primeiro tempo, André dominou e no mesmo lance já driblou o marcador. Na sequência, o chute rasteiro venceu o goleiro e rendeu 2 a 0 no placar. A qualidade técnica superior também se apresentou aos 13 do segundo tempo. Everton recebeu de Jean Pyerre e em dois toques, tirou a defesa do lugar e acertou o ângulo esquerdo.

São Luiz tenta descontar com 'lance de vôlei'

No segundo tempo, o time visitante envolveu a defesa do Grêmio e chegou a balançar as redes. Leílson se atirou dentro da pequena área e desviou, mas o lance foi anulado de cara. O toque final foi de mão e muito evidente. Com o braço esquerdo, o camisa 7 simulou lance de vôlei para mudar a direção da bola.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0 SÃO LUIZ-RS

Data e hora: 07/04/2019 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 16.857 pessoas (14.702 pagantes)
Renda: R$ 634.731,00
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Leirson Martins e Michael Stanislau
Cartões amarelos: Alisson, Marinho (GRE); Pablo e Thiago Alagoano, Márcio Goiano, Leílson (SLZ)
Gols: Alisson, aos 24 minutos do primeiro tempo (GRE); André, aos 37 minutos do primeiro tempo (GRE); Everton, aos 13 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Alisson (Marinho), Jean Pyerre e Everton; André (Felipe Vizeu)
Técnico: Renato Gaúcho

SÃO LUIZ-RS: Carlão; Maicon, Pablo, João Marcus e Márcio Goiano; Clayton, Rudiero, Mikael (Vavá), Leílson e Thiago Alagoano (Anderson Paraíba); Tauã (Prill)
Técnico: Paulo Henrique Marques