Topo

Paulista - 2019

São Caetano declara que não cai no Paulista e contesta regulamento

Cristian, jogador do São Caetano, enfrenta o Palmeiras - Ale Cabral/AGIF
Cristian, jogador do São Caetano, enfrenta o Palmeiras Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

09/04/2019 18h32

O São Caetano emitiu uma nota, hoje, endereçada à Federação Paulista de Futebol (FPF), contestando o rebaixamento para a Série A-2 do Campeonato Paulista. De acordo com o clube do ABC, existe uma falha no regulamento que poderá garantir o clube do ABC na primeira divisão em 2020.

A junção de Red Bull Brasil e Bragantino abrirá uma vaga na elite do futebol paulista em 2020, que seria ocupada pelo terceiro melhor colocado da Série A-2 de 2019 - o torneio está na semifinal. Desta forma, seriam três equipes promovidas para a Série A-1 de 2020, contra dois rebaixados (São Bento e São Caetano).

Porém, o São Caetano reclama que o regulamento não especifica corretamente o que acontece em caso da abertura de uma vaga na Série A-1 por desistência de um time ou fusão de clubes participantes. O Azulão se baseia no artigo 9º, parágrafo 1º, do regulamento da Série A-2.

"Em caso de não participação de algum clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A2 de 2019, dentro os que disputaram a fase semifinal", diz o regulamento.

O time do ABC afirma que o 3º colocado da A-2 só conseguiria a vaga na A-1 caso substituísse um dos dois finalistas da A-2. Desta forma, o São Caetano crê que tem direito a ficar com a vaga restante na primeira divisão por ter a melhor campanha em relação ao São Bento, que foi o outro rebaixado na elite.

O Azulão divulgou duas versões do comunicado. Na primeira, cita a fusão de Red Bull Brasil e Bragantino. Porém, hoje mais tarde, publicou um outro documento sem falar da junção dos times.

"Solicitamos desculpas aos jornalistas pelo equívoco de, ao encaminhar o material anteriormente, utilizarmos de uma nota preliminar que contraria inteiramente o documento que se segue", diz a nota, assinada pelo presidente Nairo Ferreira de Souza.

São Caetano - Reprodução - Reprodução
Veja trecho da nota emitida pelo São Caetano
Imagem: Reprodução