Topo

Internacional

Guerrero tem melhor início no Brasil e classifica Inter na Libertadores

Paolo Guerrero comemora um dos gols marcados pelo Inter contra o Palestino - Ricardo Duarte/Inter
Paolo Guerrero comemora um dos gols marcados pelo Inter contra o Palestino Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2019 06h24

A classificação do Inter duas rodadas antes do fim da fase de grupos da Libertadores tem nome e sobrenome: Paolo Guerrero. Com dois gols do peruano de 35 anos, o time gaúcho bateu o Palestino por 3 a 2, em um jogo dramático no Beira-Rio. Autor de três gols em dois jogos, Guerrero tem seu melhor começo de trajetória por um clube brasileiro.

"Estou me sentindo muito bem. Tenho conversado com o técnico, fisicamente estou muito bem. O jogo contra o Caxias (estreia), era para eu jogar 60, 65 minutos. Hoje era para jogar 90, dependendo do que fosse acontecer. Estou em ótimas condições", disse o peruano sorridente depois da partida.

Não era para menos. Guerrero marcou o segundo e o terceiro gols do Inter contra o Palestino. O último decretou a vitória. E na partida de estreia, no último sábado, já havia marcado.

Defendendo o terceiro clube no Brasil, os três gols em dois jogos significam a melhor marca do atacante. Ele estreou pelo Corinthians em 25 de julho de 2012, contra o Cruzeiro, sem marcar. Em seguida, disputou mais seis jogos, só balançando as redes no sétimo compromisso pelo Timão, contra o Botafogo, em 23 de setembro.

Já no Flamengo, a estreia teve gol exatamente contra o Internacional, em 8 de julho de 2015. E no segundo jogo, mais um gol, contra o Náutico. O terceiro viria no jogo seguinte, diante do Grêmio.

E ainda para estrear no Inter, Guerrero precisou esperar por quase oito meses. Suspenso por doping, ele retornou ao Peru, buscou liberação sem sucesso nos tribunais, e amargou uma preparação isolada do convívio esportivo.

"Foram tempos muito difíceis para mim. Eu nem conseguia pensar em como seria minha estreia. Eu lutava pela minha inocência e foi muito duro lutar contra os caras na Suíça (Tribunal Arbitral do Esporte), contra minha punição. Desde que cheguei, eu só pensava em ficar bem, trabalhar forte. Eu estava treinando no Peru, mas não era uma preparação mais concreta, com objetivo, sabendo quando iria jogar, não tinha treinamento com companheiros. Então, foi difícil, não conseguia pensar como seria. Mas desde que cheguei, queria estar preparado para os jogos", disse.

Depois de começar tão bem, Guerrero mira os títulos. E o primeiro pode ser conquistado em uma semana. As duas partidas da decisão do Campeonato Gaúcho contra o Grêmio se aproximam. A primeira será domingo, no Beira-Rio, e a segunda na quarta-feira seguinte, na Arena.

"Eu fiquei fora, depois da Copa do Mundo, foram oito meses e eu só pensava em jogar logo. Brigar, lutar pela minha inocência, foi muito difícil. Mas hoje a única coisa que eu quero é focar no meu trabalho, no time, nos companheiros, treinar bem, me preparar e conseguir títulos. É a maior alegria que darei para minha família, que eu vi muito triste nestes momentos que passei. Especialmente meus pais. Quero dar de presente para eles os títulos. Sei que daí estarão felizes", completou.

O Internacional se reapresenta na quinta-feira. A principal preocupação para o primeiro jogo da final é Rodrigo Dourado, que deixou o jogo contra o Palestino ainda no primeiro tempo alegando fortes dores no joelho esquerdo.

Internacional