Topo

Botafogo leva virada do Juventude no fim e dá adeus à Copa do Brasil

Juventude e Botafogo fizeram jogo disputado pela Copa do Brasil e os gaúchos levaram a melhor - Arthur Dallegrave | ECJuventude
Juventude e Botafogo fizeram jogo disputado pela Copa do Brasil e os gaúchos levaram a melhor Imagem: Arthur Dallegrave | ECJuventude

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/04/2019 21h10

O Botafogo até conseguiu estar à frente no placar hoje, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Porém, após ter o meia Alex Santana expulso ainda no primeiro tempo, não conseguiu suportar a pressão, levou a virada do Juventude aos 44 da etapa final e, com a derrota por 2 a 1, deu adeus à Copa do Brasil na terceira fase. Os gols foram marcados por Cícero, para os cariocas, e por Brian Rodríguez e Dalberto, para os gaúchos. O jogo de ida, no Rio, terminou empatado em 1 a 1.

Além da perda técnica, o Alvinegro ainda teve um prejuízo financeiro, já que deixou de embolsar R$ 1,9 milhão de premiação com a classificação.

O Juventude conhecerá seu próximo adversário na competição em sorteio a ser realizado amanhã, às 11h, na CBF.

Botafogo tem gol anulado no início

Logo aos cinco minutos de jogo, Luiz Fernando Cruzou da direita, Diego Souza ajeitou de cabeça, Erik não alcançou, e Cícero concluiu para a rede. A arbitragem, porém, viu impedimento de Erik no lance e resolveu anular o gol.

Juventude pressiona e perde chances

Na sequência, o Juventude foi para cima e deu um verdadeiro calor no Botafogo, tendo três oportunidades praticamente seguidas. A primeira com Eltinho, que invadiu a área em jogada individual. A segunda com Braian Rodriguez, que perdeu debaixo do pau após cruzamento da esquerda. E a terceira com uma bomba de Dalberto, que Gatito Fernández defendeu em grande intervenção. Os três lances aconteceram em um intervalo de quatro minutos.

Cícero abre o placar com categoria

Em jogada em que novamente os jogadores do Juventude pediram impedimento, Jean fez lindo lançamento e encontrou Cícero sozinho. O camisa 11 matou no peito, esperou o goleiro escolher o canto e tocou com categoria para abrir o placar para o Botafogo.

Alex Santana expulso no primeiro tempo

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Alex Santana deu uma entrada dura em Rafael Jataí e foi expulso ao tomar o segundo cartão amarelo. O primeiro havia sido quatro minutos antes por reclamação.

Diego Souza tem gol anulado e perde chance

Mesmo com um jogador a menos, o Botafogo teve duas chances no início do segundo tempo com Diego Souza. Uma em que o jogador brigou com o zagueiro e chutou para fora, e outra na qual ele chegou a balançar a rede, mas estava impedido.

Juventude balança o travessão de Gatito

Em seguida, o Juventude foi ao ataque, e Breno, em jogada individual, bateu colocado. A bola bateu no travessão de Gatito e assustou o goleiro.

Juventude empata a partida

Arthur Dallegrave | ECJuventude
Imagem: Arthur Dallegrave | ECJuventude

Aos 15, Jhon Lennon cruzou da esquerda e encontrou o uruguaio Brian Rodríguez, que, de peixinho, estufou a rede de Gatito e deixou tudo igual em Caxias do Sul.

Diego Souza tenta por cobertura e se lesiona

Principal nome do elenco do Botafogo, Diego Souza acabou se lesionando no segundo tempo e precisou ser substituído. Ele partiu em direção ao gol, viu o goleiro adiantado e tentou dar de cobertura. Logo após o chute, ele colocou a mão na coxa esquerda e pareceu estar sentindo muita dor.

Gol no fim decreta eliminação do Botafogo

Arthur Dallegrave | ECJuventude
Imagem: Arthur Dallegrave | ECJuventude

Depois de conseguir segurar com um a menos o segundo tempo quase inteiro, o Botafogo sofreu uma ducha de água fria aos 44 minutos quando Breno recebeu na esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro. Dalberto chegou de trás, chutou de primeira e venceu Gatito, garantindo a classificação para o Juventude.

O melhor - Cícero

O experiente jogador chegou bem ao ataque e balançou a rede duas vezes, sendo uma em que seu gol foi anulado por Erik estar impedido.

O pior - Alex Santana

O meia foi irresponsável ao dar uma entrada desleal no adversário e acabar sendo expulso com 40 minutos do primeiro tempo.

João Paulo suspenso

Expulso no jogo de ida no Rio, o meia João Paulo desfalcou a equipe do Botafogo em Caxias do Sul (RS).

Veja como foi o aquecimento do Botafogo

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 2 X 1 BOTAFOGO

Data e hora: 11/04/2019
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Auxilares: Daniel Luis Marques e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Rafael Jataí (JUV); Gatito Fernández, Cícero, Alex Santana (BOT)
Cartões vermelhos: Alex Santana, Jean (BOT)
Gols: Cícero, aos 32 minutos do primeiro tempo (BOT); Brian Rodríguez, aos 15 minutos do segundo tempo (JUV); Dalberto, aos 44 minutos do segundo tempo (JUV)

Juventude
Marcelo Carné; Vidal (Rafael Bastos), Genílson, Sidimar e Moisés; Rafael Jataí (Breno); Eltinho (Felippe), Denner, Lennon e Dalberto; Braian Rodriguez
Técnico: Marquinhos Santos

Botafogo
Gatito; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Alex Santana, Jean, Cícero; Erik (Rodrigo Pimpão), Luiz Fernando (Rikson) e Diego Souza (Igor Cássio)
Técnico: Zé Ricardo