Topo

Vinícius Jr. elogia elegância de Zidane e se anima com conversa individual

Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (FRA)

12/04/2019 04h00

Vinícius Júnior costuma passar horas navegando no YouTube. É o apreço por ver vídeos de futebol que agora ganhou um novo personagem preferido: Zinedine Zidane. O treinador do Real Madrid deixou o jovem brasileiro empolgado com as conversas iniciais sobre paciência no tratamento da ruptura dos ligamentos no tornozelo direito sofrida há quase um mês. A lenda francesa também ofereceu uma garantia de que o jovem está em seus planos para a próxima temporada.

VEJA TAMBÉM:

O retorno do menino lançado pelo Flamengo ainda é esperado para os jogos finais da temporada vigente, mas independentemente da oportunidade, não há reforço que ameace seu status atual no Real Madrid.

Aos amigos próximos, Vinícius Júnior diz ter se impressionado com a classe de Zidane. Viu o técnico participar de treinos com o grupo e brinca dizendo que o chefe tem elegância até quando anda. Os vídeos vistos na internet são para acompanhar a performance do jogador que se aposentou em 2006, quando o brasileiro tinha apenas 6 anos.

Nos primeiros passos da relação com Zidane, algo que animou Vinícius Júnior foi a liberação do treinador para uma viagem ao Brasil realizada nesta semana, para sessão de fotos como garoto-propaganda da nova camisa da seleção. O treinador francês avisou ser interessante para o jogador aceitar o convite para o fortalecimento da imagem, e consequentemente, valorizar o Real Madrid.

Os contatos com Zidane ainda são escassos. Isso, pois Vinícius Júnior jamais esteve presente com o elenco para treinos e jogos desde que o treinador assumiu o comando, três dias após sua séria lesão, em 5 de março. Só que as primeiras conversas aconteceram logo depois da apresentação do técnico no Santiago Bernabéu.

"Ele me falou para descansar tranquilo, me recuperar, e que acredita que voltarei mais forte. Foi incrível falar com ele, e o Casemiro me diz que até hoje fica nervoso quando vai falar com o Zidane. Pelo peso que ele tem no futebol. Já é um novo momento especial na minha carreira", comentou Vinícius Júnior em recente entrevista à rádio espanhola Cadena Ser.

O espaço com Zidane?

Para a imprensa espanhola, não há reforço de peso no Real Madrid que limite a ascensão de Vinícius Júnior no clube. Nem mesmo a esperada contratação de Eden Hazard, um especialista da posição do brasileiro na esquerda do ataque. Em simulações de escalações promovidas pelos jornais esportivos de Madri, Marca e AS, o belga aparece em variações no meio e nos dois lados do campo, sempre com o brasileiro sendo mantido no ataque, pelo lado esquerdo.

O apreço de Zidane por jovens também sempre é citado para valorizar Vinícius Júnior. Um dos jogadores que o francês revelou no Real Madrid, o lateral direito marroquino Achraf Hakimi (fez a estreia no profissional aos 18 anos em 2017), emprestado ao Borussia Dortmund nesta temporada, tem o retorno tratado como certo por conta da volta do francês.

O protagonismo de Marco Asensio no clube, aos 20 anos em 2016, e a indicação da contratação do zagueiro francês Raphael Varane, aos 18 anos em 2011, também são citados como o apreço de Zidane por jovens promissores.

A ascensão de Vinícius Júnior foi considerada tema delicado no Real Madrid na troca de Santiago Solari por Zidane. Isso, pois o resumo do brasileiro no clube mostra que ele saiu de uma quase inutilização por parte de Julen Lopetegui, o primeiro treinador da temporada, para figura constantemente presente no time do sucessor argentino, técnico que havia acompanhado o ex-flamenguista no Real Madrid B.

Com o treinador argentino, Vinícius chegou a jogar 11 partidas consecutivas como titular entre confrontos válidos pela Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões.

O retorno de Vinícius Júnior

O Real Madrid não trabalha com prazo para a volta de Vinícius Júnior. Mas a expectativa do jogador é atuar, ao menos, nos três jogos finais da temporada, contra Villarreal, Real Sociedad e Betis, todos pelo Campeonato Espanhol.

O atacante segue na etapa de fisioterapia, mas já começou a realizar leves treinamentos com a bola. Como não há relato de dores no tornozelo direito, a tendência é de que Vinícius possa treinar como grupo já na próxima semana.

O objetivo pessoal do brasileiro é o de se apresentar em grande nível a Zidane e mostrar estar plenamente recuperado para servir a seleção brasileira na Copa América, em junho. Vinícius é nome praticamente certo na lista, mesmo sem ter realizado testes com Tite até o momento - a primeira convocação ocorreu em março, dias antes de sofrer lesão.