Topo

São Paulo

Finais de garotos da base do SPFC contrastam com a primeira decisão da zaga

Igor Gomes, Luan e Liziero, do São Paulo, têm experiência em finais com a camisa tricolor - Marcello Zambrana/AGIF
Igor Gomes, Luan e Liziero, do São Paulo, têm experiência em finais com a camisa tricolor Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

13/04/2019 04h00

Mesmo com a seca de títulos do time principal do São Paulo nos últimos anos e o pouco tempo de carreira, Antony, Igor Gomes, Liziero e Luan estão acostumados a disputar finais com a camisa do Tricolor. Nos últimos anos, o quarteto formado no CT de Cotia jogou, e ganhou, quase todos os torneios possíveis nas categorias de base. Tal histórico contrasta com o da dupla de experientes zagueiros titulares, Bruno Alves e Arboleda, que vai participar da sua primeira decisão como profissional a partir de amanhã, às 16h, contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

O volante Luan, por exemplo, tem no currículo dois triunfos justamente contra o arquirrival em decisões, na Copa do Brasil, sub-20 e sub-15. "Enfrentei o Corinthians na Copa do Brasil Sub-20, naquele jogo em que fomos campeões, também no sub-15, na Copa Brasil - Votorantim, em que também fomos campeões. Mas agora muda a chave. É esquecer de tudo que fiz base e focar no profissional, porque são outros dois jogos", disse Luan, que coincidentemente fez a sua estreia como profissional contra o arquirrival, no ano passado.

"Acho que não muda nada. Mesmo tendo estreado em um clássico contra o Corinthians, em que conseguimos a vitória, já foi. Isso é passado, agora é final. Temos é de pensar sempre para frente", completou o garoto, de 19 anos.

Além de Luan, Igor Gomes (20 anos), Antony (19) e Liziero (21), o Tricolor ainda conta com outro jovem desta geração com experiência em decisões. O atacante Helinho, de 18 anos, também participou de boa parte das conquistas e estará à disposição de Cuca para esse mata-mata.

Por outro lado, mesmo sem a experiência de jogar uma decisão como profissional, Bruno Alves e Arboleda, ambos com 27 anos, não têm motivos para se intimidar. A dupla já está acostumada com a pressão de atuar no Tricolor e contará com o apoio da torcida neste primeiro duelo do mata-mata.

"Acho que nunca joguei uma final como profissional. Mas isso não é um problema. Todo jogo com a camisa do São Paulo já é uma decisão para a gente", afirmou Bruno Alves, um dos destaques positivos do time nesta temporada.

Ficha Técnica

São Paulo x Corinthians

Data: 14 de abril de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi); em São Paulo-SP
Competição: Campeonato Paulista, jogo de ida da final
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Emerson Augusto de Carvalho
VAR: Marcio Henrique de Gois

São Paulo: Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero e Igor Gomes; Antony, Everton Felipe e Everton. Técnico: Cuca.

Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Carlos Augusto; Ralf, Júnior Urso e Ramiro; Jadson (Sornoza); Clayson e Gustavo. Técnico: Fábio Carille.

São Paulo