Topo

Grêmio joga primeiro Gre-Nal desde 2014 sem Luan e busca novo protagonista

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/04/2019 12h00

O Grêmio enfrentará o Internacional sem o principal jogador do clube nas últimas temporadas. Com Luan ainda afastado, sob alegação de problemas físicos, o time de Renato Gaúcho repete algo que não acontecia desde 2014. No Gre-Nal 419, neste domingo no estádio Beira-Rio, o tricolor também busca um novo protagonista para a equipe.

Luan perdeu lugar no time após a derrota para a Universidad Católica-CHI, pela Libertadores, na semana passada.

O meia-atacante ainda não tem data de retorno confirmada. Nos dois jogos em que o camisa 7 não esteve, Jean Pyerre exerceu a função de meia centralizado. Em ambos, o jovem conseguiu ir bem, mas o papel de destaque da equipe segue vago. À disposição de nomes como Everton, Diego Tardelli ou até dos volantes Maicon e Matheus Henrique.

A escalação do Grêmio de 2019 ainda não está fechada e as mudanças dificultam afirmação de novos atores principais. Everton, artilheiro na temporada passada, ainda oscila de rendimento. Maicon já deu sinais de desgaste físico, mas também decidiu com passes preciso. No ataque, nem Felipe Vizeu e nem André deslancharam.

"Temos um grupo, de vez em quando é necessário mexer, e tem dado certo. A gente fica bastante feliz porque a gente tem feito um trabalho espetacular com a base do Grêmio", disse Renato Gaúcho após a vitória em cima do Rosario Central.

A base, atualmente, é representada por Matheus Henrique e Jean Pyerre. No início do ano, Pepê roubou a cena e chegou a ser artilheiro do Grêmio. Todos os garotos são candidatos a vaga de protagonista, mas precisam ir bem no Gre-Nal.

"O Jean treina com a gente desde 2017, Matheuzinho também. Ou seja, estão sendo preparados há um bom tempo para jogar. Claro, são jovens, mas eles estão conosco. Para viver Gre-Nal e final, só jogando. A gente ajuda eles a ficarem mais à vontade possível", afirmou Pedro Geromel.

O protagonismo acompanhou Luan desde os primeiros meses no grupo principal. Em 2014, com Enderson Moreira, o jovem se tornou rapidamente uma peça importante no time que jogou a Libertadores. Com Felipão, a lapidação foi mais profunda - desde funções no gramado até maior número de gols e assistências. Sob o comando de Roger Machado, o camisa 7 bombou.

Luan passou a ter enorme liberdade do meio para frente. Livre para 'flutuar entre as linhas', o meia-atacante passou a ser também o centro das jogadas ofensivas do time. Ao final de 2016, já com Renato Gaúcho, o camisa 7 desabrochou para ser, sem sombra de dúvidas, o destaque de uma equipe que tinha Douglas, Pedro Rocha e Maicon em enorme evolução no papel de regente do setor de criação.

Desde que estreou no Grêmio, Luan já participou de 17 clássicos contra o Internacional. Conseguiu, ao lado do resto do time, cinco vitórias e seis empates. Outras seis derrotas completam o histórico do meia-atacante no Gre-Nal. Nesse tempo, o camisa 7 marcou cinco gols e deu duas assistências.

O último Gre-Nal sem Luan foi na final do Gauchão de 2014, em Caxias do Sul. Naquele domingo, o Inter comandado por Abel Braga fez 4 a 1 e se sagrou campeão.