Topo

Neres superou até "climão" com Casemiro para virar sensação na Europa

Pedro Martins/Mowa Press
Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

16/04/2019 04h00

Em alta no Ajax, David Neres é o tipo de jogador que, ao cruzar a zona mista da imprensa ao fim dos jogos, jamais recusará uma entrevista. Não significa, no entanto, que dará respostas muito elaboradas. Bastante tímido, fala pouco, quase de forma monossilábica e deixa transparecer uma timidez que às vezes pode ser confundida com uma suposta marra.

VEJA TAMBÉM:

É por esse motivo que, no fim de março, ao se apresentar pela primeira vez à seleção brasileira, o meia atacante de 22 anos deve ter achado tão difícil o momento do trote, quando teve de subir numa cadeira, ignorando as provocações dos colegas para falar para todo grupo. Nervoso, ao enumerar a sua lista de agradecimentos pela convocação, ele citou família, amigos, companheiros e arrancou gargalhada geral ao mencionar também Casemiro.

Uma espécie de provocação, na concepção mais positiva possível do termo, pela goleada histórica de 4 a 1 aplicada sobre Casemiro e seu Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, pelas oitavas de final da Champions League.

Praticamente todo mundo riu. Menos o próprio volante do Real. Neres logo notou o "climão" gerado no ambiente pela brincadeira e foi pedir desculpas posteriormente ao atleta também revelado no São Paulo.

O episódio foi contado pelo destaque do Ajax em entrevista recente ao jornal holandês Het Parool e reflete um pouco do processo de amadurecimento que tem passado nesta temporada, enfrentando situações novas e com as quais nunca havia lidado até aqui.

Logo mais, nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), Neres dará mais um passo nesse sentido: após o empate em 1 a 1 no confronto de ida, tentará garantir contra a Juventus uma vaga nas semifinais da Liga dos Campeões, mais uma vez fora de casa. Será preciso ganhar por qualquer diferença ou conseguir uma nova igualdade de dois ou mais gols para seguir adiante.

David Neres faz belo gol em vitória do Ajax

UOL Esporte

Do outro lado do campo, estará Cristiano Ronaldo, que, a exemplo do brasileiro, balançou as redes em Amsterdã e carrega o retrospecto de quatro conquistas nas últimas cinco edições do campeonato.

Ainda atrás de sua primeira taça, Neres estourou nas últimas semanas e virou sensação na Europa. O jovem jogador está mais em evidência do que nunca. Ao retornar do giro de amistosos com a seleção, foi entrevistado pelo canal oficial do Ajax e não se intimidou. Arriscando no inglês, acabou perguntado novamente se havia encontrado Casemiro (veja o vídeo abaixo).

"Sim", respondeu, sorrindo.

"Ele estava um pouco irritado, mas tudo bem. Não disse nada. Só olhou para mim", prosseguiu.

Cada vez mais à vontade no idioma, o ex-são-paulino tem dispensado até mesmo intérpretes nas entrevistas. É uma mostra da influência de sua namorada, a modelo alemã Kira Winoma, com quem se comunica apenas na língua inglesa. Conforme revelado pelo UOL Esporte, a amada está por trás, inclusive, da predileção do brasileiro por uma transferência para a Premier League.

Entre outros, o Everton manifestou interesse em seu futuro, mas deverá ver a concorrência aumentar até o fim da temporada. PSG e Milan também se encontram no encalço no camisa 7, que tem os seus direitos econômicos avaliados em mais de 50 milhões de euros (R$ 212 milhões).

No primeiro duelo com a Juventus, Fernando Lázaro e Thomas Araújo, dois membros da comissão técnica da seleção, estiveram presentes em Amsterdã para acompanhar Neres in loco. Depois de deixar excelente impressão contra a República Tcheca, Neres entrou de vez na briga por um lugar na lista para a Copa América, que será disputada no Brasil.

E pensar que, mais ou menos seis meses atrás, os torcedores do Ajax faziam campanha para o técnico Erik ten Hag escalá-lo como titular e afastar assim a possibilidade de uma eventual ida precoce para a China. O seu sucesso estrondoso é exemplo de como tudo pode mudar no futebol num piscar de olhos.