Topo

CR7 vence 1º Italiano com a Juventus, que garante octa com antecedência

Cristiano Ronaldo primeiro título com a Juve - REUTERS/Massimo Pinca
Cristiano Ronaldo primeiro título com a Juve Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

Do UOL, em São Paulo

20/04/2019 14h51

A Juventus aumentou a sua supremacia na Itália hoje (20) ao bater a Fiorentina por 2 a 1 e tornar-se octacampeã do Calcio. Atuando em casa, no Allianz Stadium, o time bianconero não deu chances para o azar e confirmou o título com cinco rodadas de antecedência. Alex Sandro e Pezzella (contra) marcaram os gols do triunfo, enquanto Milenkovic fez o tento solitário dos visitantes.

De ressaca após a eliminação na Liga dos Campeões no meio da semana, a Velha Senhora fez um péssimo primeiro tempo, saiu atrás do placar e levou bolas na trave em sequência. Após cobrança de escanteio e melhora no desempenho na segunda etapa, a Juve virou o placar e administrou o resultado para garantir mais uma taça em sua galeria.

O resultado deixou a Velha Senhora com 87 pontos, vinte a mais que o vice-líder Napoli, que não tem mais chance de ultrapassar a equipe de Turim. A Viola, por sua vez, coleciona a sua décima partida sem vencer e continua em posição intermediária na tabela.

Desta forma, a Juventus assegura o seu 35º troféu do Calcio e se isola ainda mais como a maior vencedora do torneio na história. Com 18 taças cada, Milan e Internazionale dividem a segunda posição no ranking. O título também é histórico para Cristiano Ronaldo, que levanta o troféu do Campeonato Italiano pela primeira vez na carreira.

O próximo compromisso da Juve será contra a Internazionale, em Milão, no próximo sábado (27). Já a Fiorentina visita a Atalanta na quinta-feira (25), em confronto válido pela semifinal da Copa Itália.

Melhores: Chiesa e Cristiano Ronaldo

Chiesa foi o nome da Fiorentina no primeiro tempo. Com bastante movimentação e chutes potentes, o garoto incomodou a defesa com excelentes jogadas em velocidade. Já Cristiano Ronaldo demonstrou seu poder de decisão na segunda etapa, fazendo excelente jogada pela direita, que determinou no gol da virada da Juventus.

Pior, Pezzella faz contra e deixa Juve em vantagem

Pezzella faz contra para a Juventus - REUTERS/Massimo Pinca - REUTERS/Massimo Pinca
Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

A Fiorentina comandou o jogo no primeiro tempo e tinha tudo para manter a intensidade na segunda etapa, mas após a falha de Pezzella, que marcou o segundo gol da Velha Senhora, o time perdeu o controle do confronto.

Desligada, Juve sai atrás do placar

Jogadores da Fiorentina celebram gol contra a Juventus  - Marco Bertorello / AFP - Marco Bertorello / AFP
Imagem: Marco Bertorello / AFP

A Juventus demonstrou desatenção e apresentou um futebol irreconhecível. Falhando excessivamente na marcação, a equipe comandada por Massimilliano Allegri saiu atrás do placar cedo. Aos 5, o defensor Milenkovic surpreendeu ao invadir a área e tocar para Chieza cruzar rasteiro. Após rebatida errada de Szczesny, o próprio Milenkovic encheu o pé para tirar o zero do marcador e calar o Allianz Stadium.

Fiorentina aperta e tem gol anulado

Organizada defensivamente e apostando nos contragolpes, a Fiorentina incomodou e por pouco não ampliou no decorrer da primeira etapa. Aos 10, Chiesa serviu Mirallas, que bateu rente ao travessão. Mais tarde, os visitantes saíram em contra-ataque e ficaram no dois contra um, mas Bonucci fez interceptação providencial em passe de Simeone.

O segundo gol da Fiorentina até chegou a acontecer, mas foi corretamente anulado pela arbitragem. Aos 25, Simeone recebeu de Mirallas e bateu para o fundo do gol, mas foi flagrado em posição irregular.

Chiesa para na trave

Promessa da nova safra de jogadores italianos, Federico Chiesa infernizou a defesa do time bianconero com muita movimentação e chutes potentes. Em dois deles, o jovem acertou o poste do goleiro. Primeiro, ele recebeu de Mirallas e bateu forte da entrada da área, parando na trave. Aos 42, o atacante arriscou da intermediária e atingiu o travessão.

Juventus "acha" gol e empata

Alex Sandro marca para a Juventus -  REUTERS/Massimo Pinca -  REUTERS/Massimo Pinca
Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

À exceção de um chute perigoso de Bernardeschi, a Velha Senhora não assustava e era completamente dominada em casa até um lance de bola parada. Aos 36, Pjanic bateu escanteio à meia altura, Alex Sandro se antecipou e cabeceou de "peixinho" no canto inferior de Lafont, que não conseguiu defender.

CR7 aparece para virar o placar

Cristiano Ronaldo fez um primeiro tempo discreto e estava sumido entre os zagueiros adversários na primeira etapa. No retorno do intervalo, no entanto, o português apareceu aos 8 minutos para fazer a jogada que culminou na virada da Juventus. O astro avançou pela direita e cruzou rasteiro para a pequena área. Na tentativa do corte, Pezzella colocou contra a própria meta.

Juve dita ritmo do jogo e encaminha o título

A Juventus mudou de postura após a virada e passou a sofrer menos sustos. Com mais posse de bola, o time de Cristiano Ronaldo e companhia administrou o placar e até criou chances para liquidar o triunfo. Pjanic soltou uma bomba de dentro da área, exigindo bela defesa do arqueiro. O próprio camisa 7 teve chance, mas foi travado pela marcação na marca do pênalti.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUS 2 X 1 FIORENTINA

Data e hora: 20 de abril de 2019, às 13 horas (de Brasília)

Local: Allianz Stadium, em Turim (Itália)

Árbitro: Fabrizio Pasqua

Auxiliares: Luca Mondin e Alessandro Lo Cícero

Gols: Alex Sandro, aos 36 do 1º tempo e Pezzella (contra), aos 8' do 2º tempo; Milenkovic, aos 5' do 1º tempo

Cartão amarelo: Gerson (Fiorentina)

Juventus: Szczesny; Cancelo, Rugani, Bonucci e Alex Sandro; Pjanic (Bentancur), Can e Matuidi; Cuadrado (De Sciglio), Bernardeschi (Kean) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Massimilliano Allegri.

Fiorentina: Lafont; Milenkovic, Pezzella e Ceccherini; Chiesa (Muriel), Hancko, Veretout, Dabo e Benassi (Gerson); Mirallas e Simeone. Técnico: Vincenzo Montella