Topo

Brasileirão - 2019

Goiás marca no fim, bate o Ceará e volta a vencer no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

11/05/2019 22h58

Após duas derrotas seguidas, o Goiás voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino recebeu o Ceará hoje, no Serra Dourada, e sofreu para fazer 2 a 1, com gols de Marlone, ainda no primeiro tempo, e Leandro Barcia, nos acréscimos.

Com ataque preciso nos contra-ataques, o Goiás levou muito perigo ao gol de Diogo Silva. Em bela jogada, Marlone abriu o placar. O árbitro Caio Max Augusto Vieira chegou a marcar impedimento, mas o VAR confirmou o gol. O Ceará reagiu no segundo tempo e empatou com Thiago Galhardo, mas Barcia garantiu a vitória.

Com o resultado, o Goiás chegou aos seis pontos, somando sua segunda vitória na competição. Agora, a equipe do técnico Claudinei Oliveira ocupa a sétima colocação, enquanto o Ceará, com três pontos, é o 13º. O Esmeraldino volta a atuar no domingo (19), quando recebe o Botafogo. Já o Ceará tenta se recuperar em partida contra o Grêmio, no mesmo dia, no Castelão.

Melhor: Michael

O Ceará bem que tentou, mas estava difícil marcar o habilidoso atacante Michael. Com toques curtos na bola com sua perna direita, o camisa 11 fez boas jogadas pelo lado esquerdo do ataque do Goiás e exigiu defesas importantes do goleiro Diogo Silva. Em seu melhor lance na partida, quase fez uma pintura.

Pior: Ricardo Bueno

Artilheiro do Ceará no Brasileirão com três gols, o centroavante Ricardo Bueno não esteve em uma noite inspirada. O jogador ficou isolado no ataque e pouco participou da partida. Sem contribuir para a equipe, deixou o jogo no intervalo para a entrada de Roger.

Marlone aproveita chance

O experiente meia Marlone assumiu a vaga deixada por Giovanni Augusto, que cumpre suspensão, e mostrou estrela. O camisa 10 atuou como meio-campista e participou bastante dos lances ofensivos do Goiás. Na melhor oportunidade do time, balançou as redes em forte chute rasteiro.

Thiago Galhardo estreia com gol

Em sua estreia pelo Ceará, o meia Thiago Galhardo mostrou oportunismo. O experiente jogador entrou no segundo tempo e foi importante no setor ofensivo. Com o Ceará melhor no segundo tempo, o meia aproveitou passe de Roger e fez o gol de empate.

VAR entra em cena e confirma gol do Goiás

A equipe de Árbitro de Vídeo (VAR) demorou quatro minutos, mas confirmou o belo gol anotado por Marlone. Jefferson, que começou o lance, recebeu a bola em posição regular e tocou para Kayke, que, de calcanhar, deixou Marlone livre para marcar. Após o gol, o bandeira Alessandro Rocha indicou impedimento, e o juiz marcou a infração. Após a revisão do VAR, foram confirmados o gol e a posição regular de Jefferson no início a jogada.

Quase-golaço de Michael

Atacante mais habilidoso do Goiás, Michael quase fez uma pintura no Serra Dourada quando a partida ainda estava 0 a 0. Em veloz contra-ataque, o jogador passou por dois marcadores e, cara a cara com Diogo Silva, finalizou para a defesa do goleiro do Ceará.

Ceará acerta o travessão

O Ceará iniciou a partida marcando pressão e deixando o Goiás encurralado. O time visitante mostrou bom toque de bola e triangulou bem as jogadas pelo lado direito, com Samuel Xavier e Ricardinho. Após sofrer gol em rápido contra-ataque, o Ceará passou a finalizar mais. Primeiro, Samuel Xavier chutou firme e acertou o travessão. Perto do fim do primeiro tempo, foi a vez de Fabinho cabecear e mandar a bola perto da trave direita de Tadeu.

Goiás aproveita contra-ataque e leva perigo

O meio de campo do Goiás demorou para encaixar seu jogo, mas, uma vez que passou a puxar bons contra-ataques, abriu o placar. O lado direito, com Leandro Barcia, foi pouco utilizado, mas Michael e Kayke, pela esquerda, fizeram a diferença para o Esmeraldino no primeiro tempo.

Jogo aberto no segundo tempo

Depois de um primeiro tempo de chances para os dois lados, mas de oportunidades desperdiçadas pelo Ceará, a segunda etapa teve início com o time visitante melhor. Dominante no meio de campo, o Vozão levou perigo ao gol de Tadeu, que precisou trabalhar. O Goiás abdicou de atacar e ficou apostando em um contra-ataque matador, que não acontecia. Melhor na partida, o Ceará marcou com Thiago Galhardo. No fim, com a torcida apoiando o clube, o Goiás finalmente encaixou contra-ataque e marcou com Leandro Barcia.

Enderson Moreira reencontra Goiás

O treinador de 47 anos teve sua primeira oportunidade de repercussão nacional como treinador do Fluminense, mas foi no Goiás, em 2012, que ele se destacou. No comando do Esmeraldino, Enderson conquistou o título da Série B de 2012, além de três Goianos (2012, 2013 e 2016). Em campo, o time de o técnico não conseguiu quebrar um tabu que já dura 20 anos. A última vitória do Ceará contra o Goiás no Serra Dourada aconteceu em 1999, pela Série B, por 4 a 3.

Sou mãe, sou Verdão

Na véspera do Dia das Mães, o Goiás fez promoção de ingresso para as mães torcedoras do clube, que entraram de graça no Serra Dourada. Além da presença das mulheres na arquibancada, o clube também promoveu a entrada de mães com os jogadores no início da partida. "Sou mãe, sou Verdão" era a frase que estampava as camisas das torcedoras do clube esmeraldino.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 x 1 CEARÁ

Data: 11 de maio de 2019
Local: Serra Dourada, em Goiania-GO
Hora: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Árbitro de vídeo: Héber Roberto Lopes (SC)
Cartões amarelos: Júnior Brandão e Yago Felipe (Goiás); Diogo Silva (Ceará)
Gols: Marlone, aos 24 minutos do primeiro tempo e Leandro Barcia aos 45 minutos do segundo tempo (Goiás); Thiago Galhardo aos 31 minutos do segundo tempo (Ceará)

Goiás: Tadeu; Daniel Guedes, David Duarte, Yago e Jefferson; Geovane, Léo Sena (Renatinho) e Marlone (Yago Felipe); Michael, Kayke (Júnior Brandão) e Leandro Barcia
Técnico: Claudinei Oliveira

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otário e João Lucas; Auremir (Thiago Galhardo), Fabinho e Ricardinho e Fernando Sobral; Chico (Leandro Carvalho) e Ricardo Bueno (Roger)
Técnico: Enderson Moreira