Topo

Blogueiros: Conmebol erra ao vetar times de divisões inferiores na Liberta?

Lucas Uebel/Getty Images
Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

21/05/2019 17h26

Na manhã de hoje, a Conmebol divulgou em seu site oficial que clubes que não estiverem na divisão principal dos respectivos campeonatos nacionais não poderão participar das duas principais competições do continente, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.

A Conmebol acerta ou erra ao adotar essa nova regra? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam sobre o assunto:

ANDRÉ ROCHA

Totalmente sem sentido e injusto. Se as competições reservam vagas em torneios que não contemplam apenas times de primeiras divisões nacionais por que essa segregação? Coisas da Conmebol...

JUCA KFOURI

Em tese é medida em busca da excelência, de qualificar os torneios continentais. Na prática é mais complicado: quem garante que o campeão da primeira divisão venezuelana é melhor que um grande brasileiro ou argentino que esteja na segunda divisão?

MARCEL RIZZO

Há dois pontos. O primeiro é que deveria valer somente para as temporadas nacionais de 2020, o que refletiria nos continentais em 2021. Está mudando a regra no meio do jogo. O segundo é que um argumento de torneio com melhor nível técnico limitando times de divisões inferiores cai por terra quando a própria Conmebol inchou o número de participantes de seus torneios.

MAURO CEZAR

Acho justo, hoje mesmo o Tigre, rebaixado na Argentina, está diante da possibilidade de jogar a Libertadores caso ganhe a Copa da Superliga, mesmo com temporada muito abaixo da de outros times que não se qualificaram para a principal competição do continente.

MENON

Acho correto. A Libertadores, a meu ver, deveria ter no máximo 20 clubes, dois de cada país, os mais bem colocados no campeonato nacional. Os dois campeonatos seriam mais valorizados.

PERRONE

Não acho justo. Se ganhou a vaga no campo, é injusto perder esse direito por causa de um rebaixamento. Injustiça também privar quem já não está na elite de disputar um torneio internacional. Na Sul-Americana é pior. A competição é praticamente a segunda divisão da América do Sul. Que mal tem estar na Série B nacional?

PVC

Para mim, erra. Imagine que o CRB venha da primeira fase da Copa do Brasil. Elimine favoritos, passe por Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras... E então seja proibido de jogar apesar de ser campeão da Copa do Brasil. É tão improvável que aconteça assim. Já houve Juventude e Palmeiras rebaixados e jogando Libertadores. Mas se houver um caso como este do CRB, vamos acabar com um conto de fadas?