Topo

Seleção encerra 1ª semana de treinos e jogadores são liberados até segunda

Neymar durante treino da seleção brasileira  - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar durante treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

26/05/2019 13h07

A seleção brasileira encerrou neste domingo a primeira semana de treinos para a Copa América com uma atividade realizada pela manhã na Granja Comary, em Teresópolis. Nove dos 23 jogadores convocados por Tite participaram do treinamento, entre eles Neymar, e todos foram liberados após o almoço.

Conforme já previsto na programação, o grupo que já estava na concentração brasileira ganhou folga até a noite de segunda-feira, quando se reapresentam para a segunda semana de treinamentos. A TV Globo mostrou durante o "Esporte Espetacular" o helicóptero de Neymar preparando-se para decolar. O jogador se apresentou na manhã de sábado e participou de duas atividades.

Mais dois convocados, Alex Sandro e Thiago Silva, se juntarão ao grupo na noite de segunda-feira. Diante das diferentes datas de encerramento de jogos dos times da Europa e do calendário em andamento ainda no Brasil, os jogadores foram liberados a se apresentarem em diversas datas, sendo que apenas na próxima semana o grupo deve ficar completo.

"Alex Sandro e Thiago Silva se apresentam amanhã, também com antecedência e a pedidos deles, entendendo a importância de estar aqui. Começar com os atletas assim engajados, preocupados, isso fortalece o grupo, nos fortalece e dá confiança para a gente fazer uma grande competição", disse o coordenador Edu.

Na atividade deste domingo, apenas os primeiros 20 minutos foram abertos para acompanhamento da imprensa. Em seu site, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que, após o aquecimento, "a comissão técnica promoveu embates de 3 contra dois, sendo três jogadores atacando e dois defendendo em um espaço reduzido do campo de ataque. O goleiro Ederson e os dois atletas sub-20, Phelippe e Yuri, revezaram-se na meta na tentativa de parar as finalizações".

O elenco da seleção brasileira só deve ficar completo a partir de 6 de junho, quando os corintianos Cássio e Fagner se apresentarem. Serão dois amistosos - dia 5, contra o Qatar, e dia 9, contra Honduras - antes da estreia na Copa América, marcada para 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi.