Topo

Milan

Gennaro Gattuso abre mão de quase R$ 25 milhões e anuncia saída do Milan

Gattuso chegou ao Milan em 2017, após um trabalho de altos e baixos no Pisa - Miguel Medina/AFP
Gattuso chegou ao Milan em 2017, após um trabalho de altos e baixos no Pisa Imagem: Miguel Medina/AFP

Da ANSA

28/05/2019 11h12

O casamento entre Gennaro Gattuso e Milan chegou ao fim. O clube italiano anunciou hoje (28) a saída do treinador em comum acordo. Antes do anúncio oficial, o ex-meio-campista já havia confirmado nesta terça-feira ao jornal "La Reppublica" que não permaneceria em Milão. O técnico ainda tinha contrato com a equipe e decidiu abrir mão de 5,5 milhões de euros (R$ 24,9 milhões) de que ainda receberia de salário.

O divórcio foi decidido em uma reunião com o CEO do Milan, Ivan Gazidis. Em seu site oficial, o clube agradeceu o trabalho de Gattuso nos últimos meses. O novo treinador ainda não foi definido.

"O Milan agradece a Gennaro Gattuso por sua liderança nos últimos 18 meses. O verdadeira lenda dos 'rossoneri', Gennaro assumiu durante um período difícil para o clube e atuou de forma admirável", escreveu o clube no comunicado oficial. Mais cedo, o Milan anunciou a saída também do brasileiro Leonardo do cargo de diretor esportivo.

Na entrevista ao "La Reppublica", Gattuso falou sobre a decisão de deixar o clube ao término da atual temporada. Ele estava à frente da equipe desde 2017.

"Decidir sair do banco do Milan não é fácil, mas é uma decisão que tive de tomar. Não houve um momento preciso em que cheguei a esta decisão: foi a soma desses 18 meses como treinador de uma equipe que, para mim, nunca será como as outras. São meses que vivi com muita paixão, meses inesquecíveis. É uma escolha dolorosa", disse Gattuso.

Segundo uma fonte do Milan, a atmosfera dentro do clube italiano está "harmoniosa". Além disso, Gazidis e Gattuso tinham objetivos diferentes, já que o dirigente gostaria de apostar em jovens jogadores, enquanto o treinador preferia trazer ao elenco atletas experientes.

Gattuso ainda tinha mais dois anos de contrato para cumprir no clube rossonero, no entanto, o treinador escolheu desistir. Além disso, o ex-jogador também optou em não receber o restante do salário que ganharia neste tempo.

Os possíveis candidatos para substituir Gattuso já estão sendo ventilados na mídia italiana. Entre eles estão Leonardo Jardim, Marco Giampaolo, Simone Inzaghi, Eusebio Di Francesco, Gian Piero Gasperini e até Massimiliano Allegri.

Ainda de acordo com a imprensa italiana, Gattuso, por sua vez, despertou o interesse da Sampdoria, Monaco e Newcastle.

Gattuso chegou ao Milan após um trabalho de altos e baixos no Pisa. O ex-jogador assumiu o clube rossonero após a saída de Vincenzo Montella, somando 83 jogos, com 40 vitórias, 23 empates e 20 derrotas. Nesta temporada, o Milan terminou o Campeonato Italiano na quinta colocação, com 68 pontos, conquistando uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Liga Europa.

Milan