Topo

São Paulo

Como China explica desempenho abaixo do esperado de Pato e Hernanes no SPFC

Flávio Latif e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

30/05/2019 12h00

Hernanes e Pato ainda não conseguiram desempenhar o papel que toda a torcida do São Paulo esperava quando suas contratações foram anunciadas. O meio campista atuou em 18 partidas, marcou três gols, mas ainda não encheu os olhos dos fãs. Já o camisa 7 entrou em campo em sete oportunidades e balançou as redes apenas uma vez ? na vitória por 2 a 1 contra o Goiás, pelo Brasileirão. E, talvez, a China possa explicar o rendimento abaixo do esperado.

Os dois atuaram na Ásia no ano passado. Por isso, entraram em férias em novembro (a última rodada do campeonato local fora disputada no dia 11). Por isso, perderam ritmo de jogo e sentiram mais a pré-temporada curta - os atletas brasileiros atuaram até o início de dezembro. Além disso, no caso de Pato, a situação é ainda mais complexa, pois o atacante só voltou a entrar em campo no dia 27 de abril, contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.

"Não podemos culpá-los. Hernanes e Pato foram bem, o Pato disse que não está 100%, ficou cinco meses sem jogar na China, temos que dar tempo ao tempo. Em jogos assim, ninguém quer saber se você não está bem", afirmou Cuca após a eliminação do São Paulo na Copa do Brasil, em derrota por 1 a 0, para o Bahia, ontem, na Fonte Nova.

Quando chegou ao Tricolor paulista, o treinador não indiciou a contratação de Pato. No entanto, o comandante aceitava a chegada do atacante que teve uma boa passagem no Morumbi entre 2014 e 2015. Na partida de volta contra o Bahia, que acabou na eliminação do São Paulo, o treinador optou por deixá-lo no banco e apostou no jovem Helinho, que apesar de acertar uma bola no travessão, não foi muito efetivo.

Hernanes chegou ao São Paulo antes de a temporada começar, mas não teve uma pré-temporada extensa para aprimorar a sua parte física. Logo após voltar ao Tricolor, teve que encarar uma decisão: a fase preliminar da Libertadores, contra o Talleres. O sacrifício do atleta foi em vão, a equipe jogou mal e acabou sendo eliminada para a equipe argentina. Na sequência, ainda sofreu com lesões.

São Paulo