Topo

Áudio diz que 7 jogadores do Valladolid aceitaram manipulação, diz jornal

Borja Fernández foi a "porta de entrada" no clube, diz jornal - Oscar Del Pozo/AFP
Borja Fernández foi a "porta de entrada" no clube, diz jornal Imagem: Oscar Del Pozo/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/06/2019 19h38

De acordo com o "El Mundo", sete jogadores do Valladolid, time presidido por Ronaldo, teriam sido comprados para perder para o Valencia na última rodada do Campeonato Espanhol. O resultado (2 a 0) garantiu os valencianos na próxima Liga dos Campeões.

"Olha, irmão, que o Valencia ganhe o primeiro e o segundo tempo, certo?", teria dito Carlos Aranda, segundo divulgou a publicação. "Foram sete jogadores comprados, nada mais", afirmou o ex-jogador, um dos envolvidos no esquema de manipulação de resultados em jogos espanhóis.

O jornal afirmou que a polícia tem provas de que houve uma reunião entre os jogadores do Valladolid, comandada por Borja Fernández, na casa de Sergio Gotán Gallardo, o Keko. O "El Mundo" trouxe a informação de que Fernández cobrou ao menos 50 mil euros (cerca de R$ 218 mil, na cotação atual) para participar do esquema.

Ao "As", outro jornal espanhol, o atleta se defendeu do encontro com Raúl Bravo, envolvido nas manipulações. Ele disse que a reunião com o ex-Real Madrid contou com a presença de sua mulher e sua filha e foi para ajudá-lo a virar treinador. De acordo com ele, Bravo estaria estudando para iniciar na função.

As frases do ex-atacante, divulgadas na matéria, foram interceptadas nas escutas telefônicas em que o "El Mundo" teve acesso. De acordo com o jornal, a polícia que investiga o caso tem seis meses de escutas telefônicas.

Na última sexta-feira (31), o time de Ronaldo abriu um processo disciplinar contra o meia, e reiterou o compromisso de colaborar com a justiça e tomar as medidas necessárias para conhecer os detalhes dos fatos.