Topo

Brasil abre 2 a 0, mas leva virada da Austrália com falhas e gol contra

Ana Carolina Silva

Do UOL, em Montpellier (FRA)

13/06/2019 14h54

Na tarde de hoje, o Brasil abriu vantagem de 2 a 0 com direito a recorde de Marta, mas após falhas e um gol contra viu a seleção australiana vencer por 3 a 2 o jogo, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo feminina. Com o resultado, a equipe de Vadão ficou com três pontos, e a Austrália também chegou à mesma pontuação. Na terceira e última partida pelo Grupo C, a seleção brasileira enfrenta a Itália na terça-feira (18), às 16 horas (de Brasília), em Valenciennes.

O primeiro tempo começou com a Austrália pressionando a saída de bola, o que fez a equipe comandada por Vadão ter dificuldades de criar pelo meio para chegar ao ataque. Apesar disso, o Brasil encontrou espaço e fez 2 a 0, mas as australianas conseguiram diminuir a desvantagem com um gol aos 46 da etapa inicial.

Na segunda etapa da partida, a seleção australiana partiu para cima das brasileiras, que estavam sem Marta, e conseguiu deixar tudo igual. A Austrália empatou após falha da defesa brasileira em um cruzamento e virou graças a um gol contra. Após os gols, o Brasil não teve sucesso nas tentativas de reação.

Austrália marca a saída de bola e dificulta para o Brasil

No início do primeiro tempo, as australianas tomaram conta do ritmo, já que precisavam da vitória após derrota por 2 a 1 para a Itália na estreia. A equipe comandada pelo técnico Ante Milicic fez marcação forte na saída de bola do Brasil. Com isso, as comandadas de Vadão tiveram dificuldades para chegar ao ataque.

Amarelou! Formiga está fora do terceiro jogo

Formiga recebe amarelo durante Brasil x Austrália - Gerard Julien/AFP - Gerard Julien/AFP
Imagem: Gerard Julien/AFP

Ainda no começo do jogo, Formiga fez falta em Yallop e acabou recebendo o segundo cartão amarelo em duas partidas disputadas. Portanto, a brasileira terá de cumprir suspensão automática na partida contra a Itália.

Andressa cria boa chance para o Brasil

Debinha durante Brasil x Austrália - Pascal Guyot/AFP - Pascal Guyot/AFP
Imagem: Pascal Guyot/AFP

Aos 15 minutos da etapa inicial, a seleção brasileira conseguiu encontrar um bom espaço para chegar com perigo ao ataque. Em bom lançamento de Andressa Alves, Debinha se esticou para alcançar na pequena área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Marta abre o placar em cobrança de pênalti e quebra recorde

Marta abre o placar para o Brasil de pênalti - ERIC GAILLARD/REUTERS - ERIC GAILLARD/REUTERS
Imagem: ERIC GAILLARD/REUTERS

Knight puxou Letícia Santos na área, e a árbitra marcou pênalti para o Brasil. Marta foi para a cobrança, deslocou a goleira Willians e colocou a bola no fundo das redes. Com o gol, a seis vezes melhor do mundo igualou recorde do alemão Klose ao chegar a 16 gols em Copas e se tornou a primeira, entre homens e mulheres, a marcar em cinco Mundiais diferentes.

Resposta australiana

Com desvantagem no marcador, a seleção da Austrália tentou responder à altura. Aos 36 do primeiro tempo, Sam Kerr recebeu cruzamento pela esquerda e desviou para o gol, mas a bola ficou nas mãos de Bárbara.

Caneta e... golaço da seleção brasileira

Cristiane marca segundo gol do Brasil - ERIC GAILLARD/REUTERS - ERIC GAILLARD/REUTERS
Imagem: ERIC GAILLARD/REUTERS

Um minuto depois de tomar um susto com a boa chance da Austrália, o Brasil ampliou a vantagem. Aos 37 minutos da etapa inicial, Tamires aplicou uma bela caneta em Gielnik e tocou para Debinha. A meia foi para o fundo, cruzou para a área e viu Cristiane testar para o gol.

Foord diminui a vantagem brasileira

Foord comemora após marcar gol pela Austrália contra o Brasil - PASCAL GUYOT/AFP - PASCAL GUYOT/AFP
Imagem: PASCAL GUYOT/AFP

Antes de ir para os vestiários, a Austrália partiu para cima do Brasil. Aos 46 minutos do primeiro tempo, Foord aproveitou bola alçada na área para estufar as redes e diminuir a vantagem brasileira.

Austrália empata com Logarzo

Após pressão do início do segundo tempo, a Austrália conseguiu empatar a partida. Aos 12 minutos da etapa complementar, Logarzo cruzou da direita em direção a área, ninguém desviou, a goleira Bárbara não conseguiu defender, e a bola entrou no gol.

Reação brasileira frustrada

Após bela jogada de Andressa, com direitos a dois dribles desconcertantes na direita da área, ela cruzou com perigo, mas a Austrália acabou recuperando a posse de bola.

Virada da Austrália com gol contra de Mônica

Sam Kerr conversa com a árbitra durante jogo entre Austrália e Brasil  - Elsa/Getty Images - Elsa/Getty Images
Imagem: Elsa/Getty Images

Aos 23 minutos do segundo tempo, a Austrália virou o placar ao conseguir o terceiro gol. Em bola alçada na área brasileira, Mônica desviou, e a bola foi para o fundo das redes. A árbitra consultou o VAR para concluir se houve ou não um impedimento por participação da australiana Kerr e validou o tento.

Brasil não consegue reagir

Após sofrer os gols, o Brasil não conseguiu criar boas jogadas, enquanto que a Austrália passou a controlar a partida para segurar o resultado.

Pênalti?

O Brasil ainda quase viu a chance de empatar no final do jogo. Aos 46 minutos, Andressa se enrolou com uma zagueira australiana na área. A árbitra pediu auxílio do VAR, e decidiu por não marcar penalidade máxima.

A grande novidade: Marta entre as titulares

Marta disputa bola com jogadoras australianas durante jogo na Copa do Mundo Feminina - Pascal Guyot/AFP - Pascal Guyot/AFP
Imagem: Pascal Guyot/AFP

Recuperada da lesão na coxa esquerda sofrida no final de maio, Marta foi titular na partida de hoje (13) contra a Austrália. A camisa 10 foi confirmada entre as 11 jogadoras principais da seleção brasileira após uma reunião realizada horas antes do confronto contra a Austrália.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA 3 X 2 BRASIL

Data: 13/06/2019
Local: Stade de la Mosson, Montpellier (FRA)
Hora: 13h (de Brasília)
Público: 17.032 (torcedores)
Cartões amarelos: Formiga, Luana, Andressa Alves (Brasil)

Árbitra: Esther Staubli (SUI)
Auxiliares: Sian Massey (ING) e Susanne Kung (SUI)
Árbitro de vídeo: Bastian Dankert (ALE)
GOLS: Marta (26'/1ºT), Cristiane (37'/1ºT), Foord (46/1ºT), Logarzo (12'/2ºT), Mônica (contra, 23'/2ºT)

BRASIL: Bárbara; Letícia S., Mônica, Kathellen e Tamires; Thaisa, Formiga (Luana) e Marta (Ludmilla); Andressa, Debinha e Cristiane (Bia Zaneratto).
Técnico: Vadão

AUSTRÁLIA: Williams; Carpenter, Kennedy, Catley e Kellond-Knight; Van Egmond, Yallop e Logarzo; Gielnik (Raso), Kerr e Foord (Roestbakken)
Técnico: Ante Milicic