Topo

À sombra do bicampeão Bravo, goleiro nascido na Argentina escolheu o Chile

Goleiro Arias, nascido na Argentina, canta hino do Chile antes da partida contra o Japão - Henry Romero/Reuters
Goleiro Arias, nascido na Argentina, canta hino do Chile antes da partida contra o Japão Imagem: Henry Romero/Reuters

Diego Salgado, José Edgar de Matos e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

28/06/2019 04h00

O goleiro Gabriel Arias voltará aos holofotes na noite de hoje (28), no duelo entre Colômbia e Chile, às 20h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa América, na Arena Corinthians. O atleta de 31 anos, nascido na Argentina e naturalizado chileno, terá a missão de substituir Claudio Bravo, ídolo e atual bicampeão do torneio.

Os desafios de Arias não se restringem apenas às quatro linhas. Desde fevereiro, o goleiro virou assunto no Chile e na Argentina devido a uma decisão polêmica. Aos 31 anos, o jogador do Racing decidiu defender as cores da seleção chilena em um torneio oficial, minando, assim, as chances de atuar com a camisa argentina.

Até aquele momento, Arias, cujos avós são chilenos, havia atuado pelo Chile em partidas amistosas - ele se naturalizou há quatro anos. De acordo com o regulamento da Fifa, o jogador poderia ainda atuar pela Argentina - Diego Costa, por exemplo, jogou poucos minutos pela seleção brasileira num amistoso contra a Rússia, em 2013, e, depois, defendeu a Espanha em competições oficiais.

Arias, porém, precisa lidar com as opiniões sobre a sua escolha. Antes da vitória do Chile sobre o Equador, o goleiro virou alvo de críticas por ter cantado o hino chileno. Até mesmo entre os torcedores do Racing. Vale lembrar que a seleção chilena foi o algoz da Argentina nas duas últimas finais de Copa América.

Alheio a tudo isso, Arias também busca deixar de lado o peso de substituir Bravo. "Estou me sentindo cada vez melhor, é importante somar cada vez mais minutos. Vou olhando, corrigindo e tentando melhorar a cada jogo. Sou o goleiro em quem o técnico confiou para jogar. Não é uma pressão", disse.

A experiência internacional ajuda nesse sentido. Arias já enfrentou São Paulo e Corinthians na Copa Sul-Americana. Em 2017, ajudou o Defensa y Justicia a eliminar o time tricolor em pleno Morumbi. Depois de uma rápida passagem pelo Unión La Calera, do Chile, Arias acertou com o Racing.

Pelos atuais campeões argentinos, Arias não conseguiu evitar a eliminação para o Corinthians logo no primeiro duelo da Copa Sul-Americana deste ano. O time argentino até arrancou um empate por 1 a 1 em Itaquera, local do jogo de hoje, mas foi superado nos pênaltis em Avellaneda.

FICHA TÉCNICA

COLÔMBIA x CHILE

Data: 28 de junho de 2019, sexta-feira
Horário: 20h (horário de Brasília)
Competição: Copa América (quartas de final)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da ARG)
VAR: Fernando Rapallini (ARG)

COLÔMBIA: Ospina; Medina (Arias), Davinson Sánchez, Mina e Tesillo; Barrios e Uribe; Cuadrado; James Rodríguez e Róger Martínez; Duván Zapata (Falcao). Técnico: Carlos Queiroz

CHILE: Arias; Isla, Gary Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Arturo Vidal; Fuenzalida, Vargas e Alexis Sánchez. Técnico: Reinaldo Rueda