Topo

Atlético-MG

Como Alerrandro barrou Ricardo Oliveira, um dos líderes do Atlético-MG

Alerrandro comemora gol do Atlético-MG contra o São Paulo no Independência - REUTERS/Washington Alves
Alerrandro comemora gol do Atlético-MG contra o São Paulo no Independência Imagem: REUTERS/Washington Alves

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/07/2019 04h00

Alerrandro superou Ricardo Oliveira e será titular do Atlético-MG em um momento de decisão para o clube. O jovem atuará entre os prediletos de Rodrigo Santana no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o rival Cruzeiro.

A mudança ocorreu no último jogo antes da paralisação do calendário brasileiro para a disputa da Copa América 2019 e será mantida quase um mês mais tarde.

A nova opção da comissão técnica representa uma troca significativa no elenco. Rodrigo Santana barrou um dos principais líderes do elenco para apostar em uma jovem promessa das divisões de base.

O principal fator para a troca foi o momento distinto da dupla. No entanto, não foi fácil para o treinador, interino à época, tirar um jogador veterano e com poder de influência sobre o elenco, mesmo que o veja como um aliado na gestão do grupo.

A decisão foi tomada após a derrota por 3 a 1 para o Santos, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Ricardo Oliveira foi titular da equipe na ocasião e atuou por 70 minutos. Substituído no segundo tempo, o camisa 9 não agiu conforme esperado e se irritou com a comissão técnica. Em campo, contudo, o seu substituto correspondeu e marcou o único gol do time de Belo Horizonte na Vila Belmiro.

A ação extracampo de Oliveira não influenciou no que já era um pensamento da comissão técnica: dar uma chance para Alerrandro entre os titulares. Mas o ocorrido em campo foi o que determinou a troca, que também é justificada pelo momento de cada jogador na temporada. Depois de uma conversa, o garoto assumiu a condição no empate em 1 a 1 com o São Paulo no Independência.

Nos últimos dez jogos que disputou pelo Atlético, com 459 minutos em campo, Alerrandro marcou cinco gols. Ricardo Oliveira passou em branco em seus últimos dez compromissos pelo clube, sendo que esteve no gramado por mais tempo. Foram 655 minutos dentro das quatro linhas.

O Atlético-MG está praticamente definido para enfrentar o Cruzeiro no jogo de amanhã, às 20h (de Brasília), no estádio Mineirão. Esta deve ser a escalação da equipe: Victor; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison, Elias, Chará, Luan e Cazares; Alerrandro.

Atlético-MG