Topo

Corinthians

Como ex-Corinthians virou cantor e venceu reality de K-pop na Coreia do Sul

Cho Seung-youn, ex-jogador da base do Corinthians - Reprodução/Instagram
Cho Seung-youn, ex-jogador da base do Corinthians Imagem: Reprodução/Instagram

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

20/07/2019 11h01

Pode parecer estranho, mas o Corinthians tem certa relação com o K-pop, ritmo que atualmente é febre mundial. Nesta semana, Cho Seung-youn, que teve passagem pela base do clube paulista, foi um dos vencedores do reality show "Produce X 101", transmitido pelo canal "Mnet" e que selecionou 11 jovens para formar um grupo musical com contrato exclusivo por dois anos.

Cho Seung-youn ficou em quinto lugar na escolha do público, com mais de 929 mil votos. Com isso, ele se garantiu entre os vencedores e participará do conjunto chamado "X1".

Agora com 22 anos, o hoje astro sul-coreano tinha o sonho de ser jogador de futebol quando mais novo. Assim, ele veio para o Brasil no fim da década passada em busca de dar os primeiros passos na carreira. De acordo com o hoje ex-atleta, ele defendeu a base do Corinthians e estudou em escolas brasileiras. Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a categoria de base do clube paulista confirmou que recebeu jovens coreanos ainda antes de ter o CT Joaquim Grava, inaugurado em 2010.

Assim, não demorou muito para que ele ganhasse certa habilidade com a língua portuguesa. Como se não bastasse, ele ainda recebeu o apelido de "Luizinho".

"Eu queria ter sucesso no futebol e joguei duro. Eu pulei e pulei, mas a saudade era inevitável", contou o agora astro em entrevista ao site "Daum". "Uma vez eu queria ver um programa de K-pop e demorou praticamente um dia para fazer o download de apenas uma parte da transmissão por causa das más condições da internet local. Mas eu pude tolerar."

Após deixar o Brasil, ele decidiu investir na carreira como cantor. O primeiro passo foi morar nas Filipinas para aperfeiçoar o inglês. Depois, ele partiu para audições musicais. Foram mais de 50 testes em três anos, todos sem sucesso.

A chance de ouro veio em 2014. Cho Seung-youn virou integrante do grupo "Uniq" e despontou no cenário mundial. Agora, Cho Seung-youn (ou Luizinho) chega ao que pode ser considerado o auge da carreira como artista. Mesmo assim, ele não mostra que jamais esqueceu a passagem pelo Brasil. Sempre que pode, o astro fala português em entrevistas e conta com carinho a experiência no futebol.

Corinthians