Topo

Brasileirão - 2019


São Paulo vence com gol de pênalti no fim, chega ao G-4 e complica Flu

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2019 20h59

O São Paulo conseguiu se segurar bem, apostou nos contra-ataques e levou a melhor no fim. Nos acréscimos, os visitantes conseguiram a vitória por 2 a 1 após cobrança de pênalti de Reinaldo, que já havia marcado no primeiro tempo - Yony González marcou para o Fluminense, neste sábado, no Maracanã. O lance decisivo havia passado despercebido pelo árbitro Anderson Daronco, que foi chamado pelo VAR. Após conferir na televisão, ele assinalou a penalidade convertida por Reinaldo.

O resultado é excelente para o São Paulo que chega aos 21 pontos e pula para a quarta posição do Campeonato Brasileiro, podendo ainda ser ultrapassado pelo Atlético-MG, que enfrenta o Goiás neste domingo. O Tricolor paulista encara o Athletico-PR na sequência da competição.

O Fluminense, por sua vez, sofre uma derrota que o deixa em situação complicada. O time soma 9 pontos e ocupa a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento. O Tricolor carioca encara o Peñarol-URU, na terça, pela Sul-Americana e o Inter, no próximo sábado, no Beira-Rio, pelo Brasileiro.

Quem foi bem? Reinaldo e Yony González

O lateral esquerdo do São Paulo vinha sendo um dos jogadores criticados pela torcida nos últimos jogos, mas foi decisivo para a vitória do tricolor paulista no Maracanã, marcando o primeiro gol em um chute forte que contou com a ajuda de Muriel, e depois assumindo a responsabilidade para bater o pênalti que deu a vitória ao time tricolor nos acréscimos.

Pelo lado do Fluminense, o atacante colombiano foi o grande jogador da partida. Se movimentou muito e deu trabalho para a defesa do São Paulo. Marcou gol e ainda quase conseguiu virar para os cariocas, em uma semana que já tinha se destacado na vitória do Flu pela Copa Sul-Americana, contra o Peñarol.

Quem foi mal? Pato

Alexandre Pato tem sido escalado mais recuado pelo técnico Cuca após a chegada de Raniel e o rendimento caiu vertiginosamente. O atacante tem cumprido as obrigações defensivas, mas longe do gol oferece muito pouco perigo. Saiu de campo sem finalizar uma vez sequer.

SPFC começa bem. Até roubou posse do Flu

Tradicionalmente o Fluminense fica com a posse de bola sob o comando de Fernando Diniz. Mas não foi o que ocorreu no início de jogo no Maracanã. O São Paulo duelou nesse sentido e levou a melhor. A melhor chance veio após Alexandre Pato cruzar na media para Anthony. O garoto do Morumbi se enrolou e finalizou para fora.

Reinaldo abre placar em falha de Muriel

O momento dos visitantes era muito superior. E não demorou a sair o primeiro da partida. Reinaldo recebeu passe na entrada da área e soltou uma bomba. A bola até pegou certo efeito, mas Muriel levou um belo de um frango. O goleiro até chegou a tocar na bola, mas viu ela esticar as redes: 1 a 0.

Após o gol, SPFC recua e Flu domina jogo

O gol foi um momento chave. Isso porque o Fluminense finalmente acordou para o duelo. Além disso, o São Paulo não conseguiu manter o mesmo nível de atuação e recuou. Tudo que os cariocas queriam. Os donos da casa passaram dominar as ações e o empate parecia ser questão de tempo. Pedro e Gilberto chegaram bem próximos de marcar.

Flu empata com Yony

Demorou um pouco, mas o gol de empate finalmente saiu. Após sair atrás do placar e pressionar o rival, o Fluminense reagiu. Marcos Paulo recebeu belo passe de Allan e tocou por cobertura, mas viu a bola bater na trave e sobrar para Yony González completar para o fundo das redes: 1 a 1.

Cuca repete substituições

Na semana passada, Cuca lançou Everton e Toró no segundo tempo e viu a dupla ser decisiva para a goleada por 4 a 0 sobre a Chapecoense. Neste sábado, o treinador repetiu a dose. Os dois jogadores entraram em campo aos 15min do segundo tempo.

Flu tenta virada, mas SPFC se segura

O Fluminense seguiu melhor no segundo tempo e buscou até os minutos finais a virada. O problema é que o São Paulo se fechou na defesa e dificultou a vida do adversário. Além disso, os paulistas ainda apostavam nos contra-ataques e levaram perigo em algumas jogadas.

Com pênalti marcado pelo VAR, SPFC decreta vitória

O São Paulo conseguiu o gol da vitória já nos acréscimos. Reinaldo, que já havia marcado no primeiro tempo, definiu o triunfo. O lance decisivo havia passado despercebido pelo árbitro Anderson Daronco, que foi chamado pelo VAR. Após conferir na televisão, ele assinalou a penalidade. Melhor para o São Paulo.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 X 2 SÃO PAULO
Data: 27 de julho de 2019
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Reinaldo, aos 19min do primeiro tempo, e aos 51min do segundo tempo; Yony González, aos 35min do primeiro tempo

Cartões amarelo: Hernanes, Everton e Arboleda (SPO)

Fluminense
Muriel; Gilberto, Yuri, Nino (Pablo Dyego) e Caio Henrique; Allan, Daniel (Guilherme) e Ganso (Léo Arthur), Marcos Paulo, Yony e Pedro
Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Igor Gomes), Tchê Tchê e Hernanes (Everton); Antony, Raniel Alexandre Pato (Toró)
Técnico: Cuca.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado anteriormente, o jogo Fluminense x São Paulo foi neste sábado, e não neste domingo. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi publicado, o São Paulo não conseguiu a virada com o Fluminense, já que não chegou a ficar atrás do placar. Além disso, o gol do Flu foi marcado no primeiro tempo, e não na etapa final. Os erros foram corrigidos.
ESPN, Ei PLus e Fox Sports

Assista aos jogos e programas de ESPN, EI Plus e Fox Sports sem TV a cabo.