Topo

Grêmio e Chapecoense empatam em jogo com 'lei do ex' e seis gols

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2019 21h55

Grêmio e Chapecoense fizeram jogo emocionante hoje (5), em Porto Alegre, pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho saiu na frente, levou empate duas vezes e ainda tomou a virada antes de arrancar empate. Nos minutos finais, com a pressão gremista, a equipe catarinense resistiu e o placar ficou em 3 a 3.

Nos acréscimos do segundo tempo, a arbitragem marcou pênalti em cima de Kannemann com auxílio do auxiliar. Na revisão do VAR, o árbitro voltou atrás e anulou a penalidade.

Pedro Geromel, Everton e Diego Tardelli fizeram os gols do Grêmio. Everaldo, Gustavo Campanharo e Arthur Gomes marcaram para a Chape.

O resultado deixa o Grêmio com 17 pontos, e a Chape chega aos 10. O time gaúcho termina a rodada em décimo terceiro lugar, e a equipe catarinense segue na zona de rebaixamento, na décima sétima posição.

Na próxima rodada, a Chapecoense visita o Ceará, e o Grêmio vai ao Rio de Janeiro encarar o Flamengo. As duas partidas serão no sábado (10), às 17h (de Brasília) e 19h, respectivamente.

Quem foi bem: Everaldo

Everaldo, jogador do Chapecoense, comemora seu gol durante partida contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Atacante da Chapecoense fez bonito gol ao driblar Kannemann e Geromel. Durante o resto do jogo, esbanjou disposição e intensidade para seguir criando problemas. Everaldo, formado nas categorias de base do Grêmio, foi o representante da 'lei do ex' na partida.

Quem decepcionou: Maicon

Líder técnico do Grêmio, volante não deu intensidade necessário ao meio-campo para lidar com a pressão da Chapecoense ao portador da bola.

Geromel marca primeiro gol no ano

Pedro Geromel, jogador do Grêmio, comemora seu gol com Matheus Henrique durante partida contra a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

O cabeceio logo aos oito minutos de jogo parecia prelúdio de um jogo tranquilo do Grêmio. Não foi. Restou a Pedro Geromel o fato de ter, enfim, marcado o primeiro gol em 2019. Ídolo, o zagueiro chegou ao décimo segundo gol como jogador do clube gaúcho.

Grêmio faz jogo inseguro na defesa

O Grêmio teve mais posse, acertou quase 90% dos passes que tentou e mostrou (até certo ponto) repertório ofensivo. O problema da atuação contra a Chapecoense esteve na defesa. Com o setor exposto, o time gremista sofreu nos pés de Camilo e Everaldo. A fragilidade impediu que a equipe de Renato Gaúcho sustentasse vantagem no placar por longo tempo.

Chape se desdobra para resistir e atacar

A Chapecoense se estruturou para dar liberdade a Camilo, Arthur Gomes e Everaldo. O trio foi sustentado por um empenho coletivo, liderado por Gustavo Campanharo. Mesmo com problemas na defesa, o time catarinense soube explorar as falhas do Grêmio.

Pepê, Tardelli e Luan mudam o jogo

Diego Tardelli, jogador do Grêmio, comemora seu gol durante partida contra a Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Renato Gaúcho jogou o Grêmio ao ataque depois de levar o 3 a 2. Com sangue novo à frente, o time gaúcho passou a pressionar muito a Chape. A saída de Bruno Cortez para entrada de Luan foi vital para o novo cenário. Além do empate, com a nova formação os gremistas criaram várias chances e até acertaram o travessão.

Cronologia do jogo

Pedro Geromel, aos oito minutos do primeiro tempo (GRE); Everaldo, aos 11 minutos do primeiro tempo (CHA); Everton, aos 26 minutos do primeiro tempo (GRE); Gustavo Campanharo, aos 34 minutos do primeiro tempo (CHA); Arthur Gomes, aos 14 minutos do segundo tempo (CHA); Diego Tardelli, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE)

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 3 CHAPECOENSE

Data e hora: 05/08/2019 (Segunda-feira), às 20h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Alisson, Kannemann, Geromel (GRE); Everaldo, Arthur Gomes (CHA)
Gols: Pedro Geromel, aos oito minutos do primeiro tempo (GRE); Everaldo, aos 11 minutos do primeiro tempo (CHA); Everton, aos 26 minutos do primeiro tempo (GRE); Gustavo Campanharo, aos 34 minutos do primeiro tempo (CHA); Arthur Gomes, aos 14 minutos do segundo tempo (CHA); Diego Tardelli, aos 34 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Luan); Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Pepê), Jean Pyerre (Diego Tardelli) e Éverton; André
Técnico: Renato Gaúcho

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Augusto (Amaral), Gustavo Campanharo (Tharlis) e Camilo; Arthur Gomes (Renato Kayzer) e Everaldo
Técnico: Emerson Cris