Topo

Palmeiras

Em melhor momento, Dudu vive expectativa de fazer "trinca" contra o Grêmio

Dudu comemora após marcar para o Palmeiras contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro - Daniel Vorley/AGIF
Dudu comemora após marcar para o Palmeiras contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/08/2019 04h00

Depois de ter uma de suas melhores atuações da temporada no empate por 2 a 2 com o Bahia e alcançar novas marcas históricas no Palmeiras, Dudu vive a expectativa de ser decisivo de novo na "trinca" de jogos contra o Grêmio que o time terá pela frente a partir de sábado, às 21h. Ainda sem saber se será poupado no primeiro desses duelos, o atacante já manifestou a vontade de participar de todos e manter o bom retrospecto que tem contra o ex-clube.

Após um início de ano instável, como já se tornou até padrão para ele no Palmeiras, Dudu tem decolado de novo no segundo semestre. Contra o Bahia, foram dois gols, muitos dribles e lances de perigo em uma atuação de gala. Ele chegou a 36 gols pelo Verdão em Campeonatos Brasileiros, empatando com Ademir da Guia na terceira posição da lista de goleadores históricos do clube na competição.

O primeiro dos jogos contra o Grêmio, aliás, é pelo Brasileirão, neste sábado (17), e o único no qual Dudu corre risco de ser poupado. Mas o camisa 7 raramente entra no rodízio de Felipão - não apenas pela condição física acima da média, fortalecida diariamente com trabalhos extras na academia do Palmeiras, mas também porque o treinador o considera a peça mais importante do funcionamento ofensivo da equipe. Nesta temporada, ele já jogou 40 partidas.

Os outros dois jogos contra o Grêmio, válidos pelas quartas de final da Libertadores, serão nos dias 20 e 27 de agosto. Dudu tem números favoráveis enfrentando o Tricolor gaúcho pelo Palmeiras: em sete jogos, foram quatro vitórias, um empate e duas derrotas, com dois gols e cinco assistências.

Foi justamente no Grêmio onde Dudu se destacou em 2014, emprestado pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, antes de o Palmeiras surpreender os rivais ao anunciar sua contratação no início do ano seguinte. Desde então, o camisa 7 se tornou um dos ídolos recentes do Verdão. Segundo o site oficial do clube, já são 268 partidas e 63 gols pela equipe.

"Tenho bons amigos lá no Grêmio", disse o atacante. "Mas a gente defende o Palmeiras, e tenho carinho muito grande por aqui. Aprendi amar e torcer para o Palmeiras, vou levar para sempre comigo, a família e os filhos já torcem pelo clube. E tenho que defendê-lo muito bem. Vamos lá para fazer bons jogos e trazer um bom resultado para o Pacaembu".

Palmeiras