Topo

São Paulo

São Paulo vence Athletico fora de casa por 1 a 0 e encosta no líder Santos

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 21h14

O São Paulo confirmou a boa fase e conquistou mais uma vitória. Mesmo fora de casa, o Tricolor paulista derrotou o Athletico por 1 a 0, hoje (21) à noite, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse foi o quinto triunfo consecutivo do Tricolor paulista, que não perde um confronto há nove partidas. O gol da vitória foi marcado por Vítor Bueno, ainda no primeiro tempo.

O resultado faz com que o São Paulo dê um salto na tabela de classificação do nacional. Com a vitória neste jogo, que havia sido adiado porque o time paranaense disputara a Copa Suruga, no Japão, a equipe do técnico Cuca passou para o quarto lugar com 30 pontos, dois a menos do que o líder Santos. Já o Athletico se manteve em oitavo, com 22.

A partida não teve transmissão pela televisão ou pela internet porque o clube paranaense é o único da Série A que não tem acordo para exibição de partidas por pay-per-view. O São Paulo conseguiu engatar o seu ritmo no decorrer do duelo. O gol saiu após boa jogada, que teve início em bola roubada por Igor Vinícius. Na sequência do lance, Liziero serviu Vítor Bueno, que mandou para o fundo das redes.

Jogo fantasma

A partida foi vista por completo ao vivo apenas por quem estava no estádio. Os torcedores que quiseram acompanhar as informações do duelo tiveram de ouvir as transmissões de rádio ou ver a cobertura de tempos reais e atualizações do placar pela internet - alguns torcedores até tentaram filmar o jogo, mas a transmissão não aconteceu durante todo o confronto. Como se sabe, o clube paranaense é o único dos 20 times da Série A que não fechou com o Grupo Globo para ter seus jogos transmitidos pelo Premiere (pay-per-view) em 2019.

No entanto, mesmo que a emissora quisesse exibi-lo em TV aberta, não poderia por uma questão contratual. No caso, a partida era da 13ª jornada e já havia sido adiada porque o Athletico foi disputar a Copa Suruga no Japão. E o Grupo Globo já exibiu três partidas da jornada original, como definido no acordo.

Mudanças

Cuca não pôde contar com Alexandre Pato, que se recupera de dores musculares, e Toró, que sofreu lesão na coxa esquerda. Juanfran começou o duelo no banco de reservas, sendo Igor Vinícius o titular.

Susto

No finalzinho do jogo, o são-paulino levou um susto. Daniel Alves levou uma pancada dentro da área e reclamou de pênalti. O astro sentiu dores no tornozelo e precisou sair de campo.

Próxima rodada

O São Paulo vai encarar o Vasco, fora de casa neste domingo, no Rio de Janeiro. O Athletico também vai atuar longe da sua torcida. A equipe paranaense enfrenta o Grêmio, no sábado, em Porto Alegre.

Desfalques

Além de Hernanes, que se recupera de lesão grave na coxa direita, Reinaldo é outro desfalque certo para o jogo deste fim de semana. O lateral esquerdo recebeu o terceiro cartão amarelo no nacional e vai cumprir suspensão automática.

Ficha técnica

Athletico 0 x 1 São Paulo

Data: 21 de agosto de 2019, quarta-feira
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Competição: Campeonato Brasileiro, 13ª rodada
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Jose Eduardo Calza e Lucio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Reinaldo, Arboleda (São Paulo) e Bruno Guimarães, Wellington, Thonny Anderson (Athletico)
Gol: Vítor Bueno aos 39 minutos do 1º tempo

Athletico: Santos; Madson, Pedro Henrique, Léo Pereira e Adriano; Wellington (Tomás Andrade), Bruno Guimarães e Thonny Anderson (Vitinho); Nikão, Marcelo Cirino e Rony (Marco Ruben). Técnico: Tiago Nunes.

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Anderson Martins, Arboleda e Reinaldo; Liziero (Léo), Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony (Juanfran), Vitor Bueno (Willian Farias) e Raniel. Técnico: Cuca.

São Paulo