Topo

Brasileirão - 2019

"Jogo fantasma" do São Paulo tem transmissão online da arquibancada

Transmissão online de Athletico x São Paulo reúne milhares de torcedores no Instagram - Reprodução/Instagram
Transmissão online de Athletico x São Paulo reúne milhares de torcedores no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur Sandes e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

21/08/2019 20h22

Em partida sem transmissão da televisão, torcedores do São Paulo deram um "jeitinho" na Arena da Baixada para filmar ao vivo a vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O UOL Esporte encontrou pelo menos dois perfis em redes sociais que fizeram a transmissão, ambos localizados na arquibancada visitante.

Um dos perfis chegou a reunir 18 mil espectadores durante o primeiro tempo, mais ou menos no momento em que Vitor Bueno abriu o placar para o Tricolor. Em um cenário sem transmissões de TV, aberta ou fechada, os links "piratas" foram a única alternativa para quem quisesse assistir ao jogo sem estar no estádio.

O duelo não passou na TV aberta nem na fechada. O Athletico é o único dos 20 times da Série A que não tem acordo com o Grupo Globo para ter seus jogos no Premiere (pay-per-view) neste ano. Além disso, dois fatores impediram a transmissão na TV aberta: a grade da emissora e uma limitação contratual. Houve campanhas nas redes sociais para que o duelo fosse adiado para 21h30 e assim exibido pela Globo, mas mesmo no novo horário a transmissão não seria possível.

Isso porque a partida é da 13ª jornada do Brasileirão e só acontece hoje porque o Athletico precisou viajar recentemente ao Japão, para disputar a Copa Suruga. Neste cenário o Grupo Globo já exibiu três partidas da rodada original, número máximo previsto em contrato. "Contratualmente, a Globo pode exibir até três jogos por rodada na TV aberta e/ou no Globoesporte.com", explicou a assessoria da emissora. "Athletico-PR x São Paulo é uma partida da 13ª rodada, da qual a Globo já exibiu Vasco x CSA, Atlético-MG x Cruzeiro e Corinthians x Palmeiras."