Topo

Palmeiras

O que Felipão pensa para substituir o suspenso Felipe Melo no Palmeiras

Thiago Santos deve ganhar sequência como titular no Palmeiras - Cesar Greco/SE Palmeiras
Thiago Santos deve ganhar sequência como titular no Palmeiras Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Bruno Grossi e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

24/08/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Felipe Melo está suspenso na Libertadores e pegou mais três jogos de gancho no Brasileirão
  • Thiago Santos deve ser o escolhido por Felipão para assumir a vaga de primeiro volante no time
  • Nos títulos do Brasileirão em 2016 e 2018, Thiago também teve sequências importantes como titular

O Palmeiras perdeu Felipe Melo por quatro jogos, somando Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro - embora o clube ainda possa recorrer da pena na Série A. É uma baixa importante para o time, na melhor temporada do volante no Verdão. Mas o elenco está seguro de que o provável substituto dará conta do recado. Thiago Santos, homem de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, tem um histórico que respalda essa confiança para voltar a ser titular.

Essa sequência que Thiago ganhará começa na próxima terça-feira, no duelo de volta contra o Grêmio nas quartas de final da Libertadores. O Palmeiras venceu os gaúchos em Porto Alegre e joga pelo empate no Pacaembu. Felipe Melo cumpre suspensão automática pela expulsão na Arena do Grêmio.

No Brasileirão, serão mais três jogos sem poder usar Felipe, que foi suspenso ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD): Flamengo, Goiás e Fluminense. Partidas que ganham ainda mais peso diante da disputa acirrada pelas primeiras posições da Série A. Mas nada que intimide Thiago Santos.

Afinal, o volante teve desafios semelhantes nas últimas edições do Brasileirão. Inclusive nas campanhas vitoriosas do Verdão em 2016 e 2018. É verdade que as chances como titular se tornaram mais raras desde a chegada de Felipe Melo, só que foi como integrante do time reserva que Thiago ganhou toda essa confiança de Felipão no título brasileiro do ano passado. O grupo também enche a bola do marcador.

"O Felipe Melo tem mais facilidade na bola longa, já o Thiago acaba saindo mais para buscar o adversário. Mas eu acho que no fundo a característica de marcação dos dois se equivale bastante. Com certeza terá o nosso apoio, se o Thiago for jogar. A gente pensa em dar moral para quem vai entrar, não fica lamentando quem não está presente, porque não ajuda em nada", disse Gustavo Scarpa.

É difícil imaginar outra opção além de Thiago Santos para substituir Felipe Melo. Ramires tem sofrido com frequentes problemas físicos e Matheus Fernandes, que também jogou pouco em 2019, é mais um segundo volante, o que poderia alterar demais a estrutura da equipe em um momento crucial da temporada.

Palmeiras