Topo

Brasileirão - 2019

Reservas do Corinthians buscam empate com Avaí em jogo com duas expulsões

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 20h55

O Corinthians mandou a campo um time quase todo reserva e buscou um empate por 1 a 1 com o lanterna Avaí hoje, na Ressacada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro saiu atrás graças a um gol de Richard Franco, mas marcou com Vagner Love, que entrou na segunda etapa. O jogo ainda teve uma expulsão para cada lado: Michel pelos paulistas, Betão pelos catarinenses.

Com o empate, o Corinthians chegou aos 28 pontos e subiu para a quinta posição. Já o Avaí, que ainda não ganhou um jogo na competição, segue em último lugar, com sete pontos.

O Avaí volta a campo na segunda-feira (2), contra o Fluminense, fora de casa. Já o Corinthians joga de novo pelo Brasileiro no domingo (1), quando recebe o Atlético-MG. Antes, porém, o time de Fábio Carille enfrenta também o Fluminense, na quinta-feira (29), no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na ida, em São Paulo, houve empate por 0 a 0.

Cronologia do jogo

O Corinthians chegou a balançar a rede aos 10 minutos do primeiro tempo com Matheus Jesus, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento de Gil. Na segunda etapa, Michel foi expulso aos 11 minutos por uma cotovelada no rosto de Brenner. Aos 14, o Avaí abriu o placar com Richard Franco, de cabeça, após cobrança de escanteio. Aos 28, Betão também foi expulso por derrubar Vagner Love como último homem fora da área. E aos 31, Love aproveitou lambança da defesa do Avaí para empatar.

O melhor: Vagner Love

O camisa 9 foi a campo no segundo tempo no lugar do inoperante Boselli e rapidamente mudou o jogo a favor do Corinthians. Primeiro, escapou por trás da defesa do Avaí e foi derrubado por Betão, em lance que resultou na expulsão do zagueiro avaiano, deixando os dois times com dez em campo. Depois, aproveitou falha clamorosa do zagueiro Marquinhos, que furou dentro da área, e chegou primeiro ao rebote após grande defesa de Vladimir em chute de Manoel na pequena área.

O pior: Boselli

O centroavante argentino recebeu mais uma oportunidade de sair jogando, mas foi praticamente anônimo em campo. Na única chance que teve, no primeiro tempo, cabeceou fraco, na mão do goleiro, após cruzamento de Everaldo. Participou pouco do jogo, contribuindo pouco para a construção de jogadas, e ainda errou lances fáceis na frente. Foi substituído por Vagner Love na segunda etapa.

VAR anula gol do Corinthians e expulsa Michel

O árbitro de vídeo intercedeu de forma decisiva em dois lances capitais na partida. No começo do jogo, um gol de Matheus Jesus foi corretamente anulado por impedimento de Gil na origem da jogada, graças ao auxílio do VAR. Já no segundo tempo, Michel foi expulso após consulta do árbitro Ricardo Marques Ribeiro ao vídeo. O lateral corintiano deu uma cotovelada que deixou o atacante Brenner sangrando.

O jogo do Avaí: muitos erros de passe

O Avaí apresentou muita dificuldade para atacar, com erros de passe simples e finalizações tortas. Mesmo empurrado pela torcida na Ressacada, pouco incomodou o sistema defensivo do Corinthians. Porém, conseguiu na hora certa o gol na bola parada: apenas três minutos de Michel ser expulso por cotovelada, o time marcou com Richard Franco, de cabeça, em jogada de escanteio. Com o Corinthians em inferioridade numérica, os catarinenses souberam administrar a vantagem. Até Betão também ser expulso e o time da casa sofrer o empate em falha da zaga.

O jogo do Corinthians: de novo, pouca inspiração

O time de Fábio Carille voltou a mostrar problemas na hora de construir jogadas. Com um meio-campo estático formado por Ralf, Sornoza e Matheus Jesus, mais Ramiro burocrático pelo lado direito, praticamente todas as jogadas eram forçadas em Everaldo na ponta esquerda. Boselli, titular, acrescentou pouco. A equipe alvinegra praticamente não assustou o Avaí na maior parte do jogo. Após a entrada de Vagner Love e a expulsão de Betão, porém, o time melhorou e arrancou o empate.

FICHA TÉCNICA

Avaí 1 x 1 Corinthians

Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 25 de agosto de 2019 (domingo)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Daiane Caroline Muniz dos Santos (MS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Gols: Richard Franco, aos 14, e Vagner Love, aos 31 minutos do segundo tempo
Cartão amarelo: Everaldo (Corinthians)
Cartões vermelhos: Betão (Avaí) e Michel (Corinthians)

Avaí: Vladimir; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo (Daniel Amorim); Caio Paulista (Luan Pereira), Lourenço e Brenner (Ricardo Thalheimer). Técnico: Alberto Valentim

Corinthians: Cássio; Michel, Manoel, Gil e Carlos Augusto; Ralf (Clayson); Ramiro, Sornoza (Fagner), Matheus Jesus e Everaldo; Boselli (Vagner Love). Técnico: Fábio Carille